Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33272
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ana Paula Rodriguespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6006524391492917pt_BR
dc.contributor.referee2Marcus Vinícius Rodrigues Martinspt_BR
dc.creatorSheila Alves Moreira Viana Assunçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-15T10:38:56Z-
dc.date.available2020-04-15T10:38:56Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33272-
dc.description.abstractThe musical language is a knowledge field that is present in the pedagogical practices of teachers who work with young children, and it is the subject of analysis of the present work. It’s main purpose was identifying the possible contributions of music during the process of speech acquisition for 1 and 2 year old children. Therefore, it wishes to interpret the relationship that children establish with music, as well as the interactions with each other and the teachersgenerated by it.The methodology used was the action-research and, for this purpose, some activities were executed with the children to provide them musical experience. Data were collected through pictures, observation and field diary of the researcher-teacher, from February to August 2019. This work was based on studies about orality, musical language and the practices of musicalization in childhood education, mainly referencing authors as Brito (2003), Bezerra, Santos e Pacífico (2017) e Nogueira (2005). The chosen procedures involve the description of the activities performed and, subsequently, the analysis by categories. The results obtained from such analyses indicate the positive relationship between music and orality. Also pointed by the outputs, is a lack of theoretical framework, in other words, fragility in the initial and continuing formation of teachers focused on musical education, which causes impacts to the pedagogical practice of these educators.pt_BR
dc.description.resumoA linguagem musical é um campo do conhecimento que está presente nas práticas pedagógicas de docentes que trabalham com crianças pequenas, sendo objeto de análise neste trabalho, cujo objetivo principal foi compreender as possíveis contribuições da música para o processo de aquisição da oralidade de crianças de 1/2 anos. Assim, quer entender a relação que as crianças estabelecem ou constroem com a música, bem como as interações que criam uma com as outras e com as professoras, por meio das experiências musicais. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação e, para tanto, foram realizadas, junto às crianças, algumas atividades que possibilitaram a elas a vivência com a música. Os dados foram obtidos por meio de fotos, observação e diário de campo da professora-pesquisadora, entre os meses de fevereiro a agosto de 2019. Estudos sobre a oralidade, a linguagem musical, as práticas de musicalização na Educação Infantil, basearam teoricamente este trabalho, principalmente autores como Brito (2003), Bezerra, Santos e Pacífico (2017) e Nogueira (2005). Os procedimentos adotados envolvem a descrição das atividades realizadas e, posteriormente, a análise por meio de categorias. Os resultados obtidos com as análises apontam para a relação positiva entre música e oralidade. Apontam também para uma falta de arcabouço teórico, ou seja, uma fragilidade na formação inicial e continuada de professores, voltada para a educação musical, o que traz influência e impactos à prática pedagógica dessas docentes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectLinguagem musicalpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherMúsica - Estudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subject.otherMúsica na educaçãopt_BR
dc.subject.otherComunicação oralpt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.titleExperiências musicais com crianças: ouvir, cantar, explorar, expressar.pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Experiências musicais com crianças ouvir, cantar, explorar, expressar.pdf4.45 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons