Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33273
Type: Monografia (especialização)
Title: A dimensão afetiva na mediação e sistematização do processo de ensino - aprendizagem nos anos iniciais: fatores emocionais que permeiam a relação do indivíduo com o espaço escolar
Other Titles: The affective dimension in the mediation and systematization of the teaching - learning process in the early years: emotional factors that permeate the individual 's relationship with the school space
Authors: Vívia Flávia Pereira Dias
First Advisor: Maria Gorete Neto
First Referee: Elizabeth Guzzo de Almeida
Abstract: O objeto desta pesquisa é trazer uma análise reflexiva, compreender a dimensão afetiva nas mediações pedagógicas desenvolvidas no espaço escolar, no processo de ensino aprendizagem e posteriormente divulgar no contexto no qual foi efetivada, com intuito de colaborar para uma melhor interação nas relações estabelecidas no campo pesquisado. Tal escolha se justifica pela necessidade de compreender as interações e forma com a qual as relações estabelecidas no âmbito escolar podem beneficiar ou não o desenvolvimento do aprendiz no processo de ensino aprendizagem. Fundamentando o aporte teórico, Ada Brasileiro (2018) , Freire (2010), Carls Rogers (2010) , Sérgio Antônio da Silva Leite (2018) , Vygotski (2010) e Wallon (2010) , trazem consideráveis contribuições na perspectiva da dimensão afetiva, pontuando sua relevância na mediação e sistematização do processo de ensino aprendizagem, os fatores emocionais que permeiam a relação do indivíduo com o espaço escolar. Buscou-se compreender o problema por meio da metodologia da pesquisa bibliográfica, pesquisa ação, refletindo e agindo no contexto por meio de participação efetiva, pesquisando a própria prática docente com o intuito de intervir de maneira a conhecer, compreender e modificar a realidade apresentada, melhorando a prática docente a partir dos dados e resultados observados e relacionados ao problema. Os dados da pesquisa, sugerem que uma relação mediada por fatores afetivamente positivos produz um movimento de aproximação dos sujeitos da aprendizagem e melhor interação com o contexto, apreensão do conhecimento. Já a relação sustentada em fatores de mediação afetivamente negativos produz um movimento de repulsa, afastamento, receio, não contribuindo efetivamente para um comportamento de mudança que amplie o potencial do aluno, não permitindo-lhe compreender a relevância do que aprende em seu desenvolvimento. Os elementos pesquisados validam o pressuposto de que o afeto influencia a presteza com que se constrói o conhecimento, pois com o sentimento de segurança o sujeito aprende com mais facilidade. Palavras chave: afetividade, aprendizagem, mediação, interações.
Abstract: The objective of this research is to bring a reflexive analysis, to understand the affective dimension in the pedagogical mediations developed in the school space, in the teaching-learning process and later to divulge in the context in which it was done, in order to collaborate for a better interaction in the relationships established in the field. searched. This choice is justified by the need to understand the interactions and the way in which relationships established within the school can benefit or not the development of the learner in the teaching-learning process. Based on the theoretical support, Ada Brasileiro (2018), Freire (2010), Carls Rogers (2010), Sergio Antonio da Silva Leite (2018), Vygotski (2010) and Wallon (2010), bring considerable contributions from the perspective of the affective dimension, punctuating its relevance in the mediation and systematization of the learning process, the emotional factors that permeate the relationship of the individual with the school space. We sought to understand the problem through the action research methodology, reflecting and acting in the context through effective participation, researching the teaching practice itself in order to intervene in order to know, understand and modify the reality presented, improving the practice. from the observed data and results related to the problem. The research data suggest that a relationship mediated by affectively positive factors produces a movement of approximation of learning subjects and better interaction with the context, apprehension of knowledge. On the other hand, the relationship sustained by affectively negative mediation factors produces a movement of repulsion, withdrawal, fear, not effectively contributing to a behavior of change that increases the student's potential, not allowing him to understand the relevance of what he learns in his development. The researched elements validate the assumption that affect influences the promptness with which knowledge is built, because with the feeling of security the subject learns more easily. Keywords: affectivity, learning, mediation, interactions.
Subject: Afetividade
Aprendizagem
Interação
Ensino - Aprendizagem
Ambiente escolar
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33273
Issue Date: 17-Jan-2020
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC LASEB FINAL PDF JANEIRO de 2020 DIMENSÃO AFETIVA-converted.pdf1.98 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons