Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33276
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Gorete Netopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7958613344932561pt_BR
dc.contributor.referee1Ilaine da Silva Campospt_BR
dc.creatorMaria de Fátima dos Santos Portopt_BR
dc.creator.LattesLattes iD http://lattes.cnpq.br/8177889390743745pt_BR
dc.date.accessioned2020-04-15T11:11:38Z-
dc.date.available2020-04-15T11:11:38Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33276-
dc.description.resumoEssa pesquisa tem como proposta documentar, entender e analisar a compreensão afetiva dos valores, exercidos pelos professores da Educação Infantil, como prática social. A pesquisa tem como objetivo geral compreender como os valores são trabalhados pelos professores da Educação Infantil de uma escola da rede municipal de Belo Horizonte, na regional noroeste, atendendo às famílias de diversas regiões, por se localizar em um corredor de transporte, portanto, com culturas variáveis, trabalhando com diferentes formas de alfabetização, que podem construir e ou transmitir estratégias de comportamentos sociais e afetivos para essas crianças e como os professores; percebem e promovem esses valores humanos, com afetividade, enquanto práticas sociais, nas Instituições Escolares. Além disso, pretende verificar a compreensão dos professores em relação ao tema e como lidam com essas manifestações afetivas e comportamentais das crianças de 3, 4 e 5 anos, na prática diária. Na busca para responder a essa inquietação e para entender como a criança vai construindo suas ideias a respeito desses valores são necessárias levar em consideração algumas situações do seu cotidiano. Assman e Sung (2001) afirmam que: “A educação; precisa ter coragem de investir na formação ética para a sociabilidade humana”, ou seja, precisa ocupar novos tempos/espaços de aprendizagem que promovam um diálogo verdadeiro e um conversar libertador. O projeto literário aplicado constituiu-se por um conjunto de atividades direcionadas para um trabalho específico de literatura desenvolvido com a coleção “CONSTRUINDO VALORES”. de Janet McDonell. Este trabalho pretende subsidiar algumas discussões a respeito do assunto que no meu entendimento andam afastadas dos currículos aplicados. Os resultados revelaram mudança de comportamentos e um grande interesse das crianças sobre a literatura e o álbum de figurinha, tendo sido informado no relatório final de cada aluno, a quantidade de livros da literatura infantil, lidos com a família, além dos trabalhos registrados pelas crianças e apresentados na roda de conversa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectCompreensãopt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectValorespt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleValores como sinônimo de afetividade na Educação infantil: o ensino através de práticas sociais.pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MariadeFátimadosSantosPorto_AL_LASEB2019.pdf797.29 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons