Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33276
Type: Monografia (especialização)
Title: Valores como sinônimo de afetividade na Educação infantil: o ensino através de práticas sociais.
Authors: Maria de Fátima dos Santos Porto
First Advisor: Maria Gorete Neto
First Referee: Ilaine da Silva Campos
Abstract: Essa pesquisa tem como proposta documentar, entender e analisar a compreensão afetiva dos valores, exercidos pelos professores da Educação Infantil, como prática social. A pesquisa tem como objetivo geral compreender como os valores são trabalhados pelos professores da Educação Infantil de uma escola da rede municipal de Belo Horizonte, na regional noroeste, atendendo às famílias de diversas regiões, por se localizar em um corredor de transporte, portanto, com culturas variáveis, trabalhando com diferentes formas de alfabetização, que podem construir e ou transmitir estratégias de comportamentos sociais e afetivos para essas crianças e como os professores; percebem e promovem esses valores humanos, com afetividade, enquanto práticas sociais, nas Instituições Escolares. Além disso, pretende verificar a compreensão dos professores em relação ao tema e como lidam com essas manifestações afetivas e comportamentais das crianças de 3, 4 e 5 anos, na prática diária. Na busca para responder a essa inquietação e para entender como a criança vai construindo suas ideias a respeito desses valores são necessárias levar em consideração algumas situações do seu cotidiano. Assman e Sung (2001) afirmam que: “A educação; precisa ter coragem de investir na formação ética para a sociabilidade humana”, ou seja, precisa ocupar novos tempos/espaços de aprendizagem que promovam um diálogo verdadeiro e um conversar libertador. O projeto literário aplicado constituiu-se por um conjunto de atividades direcionadas para um trabalho específico de literatura desenvolvido com a coleção “CONSTRUINDO VALORES”. de Janet McDonell. Este trabalho pretende subsidiar algumas discussões a respeito do assunto que no meu entendimento andam afastadas dos currículos aplicados. Os resultados revelaram mudança de comportamentos e um grande interesse das crianças sobre a literatura e o álbum de figurinha, tendo sido informado no relatório final de cada aluno, a quantidade de livros da literatura infantil, lidos com a família, além dos trabalhos registrados pelas crianças e apresentados na roda de conversa.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33276
Issue Date: 7-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MariadeFátimadosSantosPorto_AL_LASEB2019.pdf797.29 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons