Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33290
Type: Monografia (especialização)
Title: Casos reincidentes de processo de reclassificação de alunos retidos por infrequência: a perspectiva da família
Authors: Eduardo Rodrigo da Costa Rodrigues
First Advisor: Juarez Melgaço Valadares
First Referee: José Eustáquio de Brito
Abstract: A instituição escolar, dotada de normas e regras, tem como um dos principais parâmetros na busca da qualidade do ensino e da aprendizagem a exigência de um percentual mínimo de frequência. Manter o estudante frequente é uma preocupação de ordem institucional e pedagógica. Esse plano de ação buscou lançar um olhar sobre a perspectiva das famílias cujos filhos/estudantes foram submetidos ao procedimento de reclassificação por não terem alcançado frequência mínima exigida para promoção escolar. Buscou-se uma compreensão a partir da lógica socializadora da família, em confronto com a lógica socializadora da escola, sobre o desafio de manter os filhos frequentes na instituição. A metodologia utilizada nesse trabalho concentrou-se em entrevistas semiestruturadas, com o intuito de dar voz às famílias de estudantes em situação de infrequência escolar que os levaram a ser reclassificados duas ou mais vezes com vistas a minimizar a distorção idade-série na sua trajetória escolar. Foi realizado um apanhado da distorção idade e série dos educandos do Brasil. Conclui-se que é inegável que dessa relação entre a lógica socializadora da escola e da família, dá-se uma relação assimétrica. Faz-se necessário a construção de uma relação de respeito e compreensão recíprocos, além da parceria entre família e escola.
Subject: Escolas - Frequência
Educação - Participação dos pais
Família
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33290
Issue Date: 7-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC EDUARDO COM FICHA E ATA.pdf1.5 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons