Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33290
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Casos reincidentes de processo de reclassificação de alunos retidos por infrequência: a perspectiva da família
Autor(es): Eduardo Rodrigo da Costa Rodrigues
Primeiro Orientador: Juarez Melgaço Valadares
Primeiro membro da banca : José Eustáquio de Brito
Resumo: A instituição escolar, dotada de normas e regras, tem como um dos principais parâmetros na busca da qualidade do ensino e da aprendizagem a exigência de um percentual mínimo de frequência. Manter o estudante frequente é uma preocupação de ordem institucional e pedagógica. Esse plano de ação buscou lançar um olhar sobre a perspectiva das famílias cujos filhos/estudantes foram submetidos ao procedimento de reclassificação por não terem alcançado frequência mínima exigida para promoção escolar. Buscou-se uma compreensão a partir da lógica socializadora da família, em confronto com a lógica socializadora da escola, sobre o desafio de manter os filhos frequentes na instituição. A metodologia utilizada nesse trabalho concentrou-se em entrevistas semiestruturadas, com o intuito de dar voz às famílias de estudantes em situação de infrequência escolar que os levaram a ser reclassificados duas ou mais vezes com vistas a minimizar a distorção idade-série na sua trajetória escolar. Foi realizado um apanhado da distorção idade e série dos educandos do Brasil. Conclui-se que é inegável que dessa relação entre a lógica socializadora da escola e da família, dá-se uma relação assimétrica. Faz-se necessário a construção de uma relação de respeito e compreensão recíprocos, além da parceria entre família e escola.
Assunto: Escolas - Frequência
Educação - Participação dos pais
Família
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33290
Data do documento: 7-Dez-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC EDUARDO COM FICHA E ATA.pdf1.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons