Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/33290
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Juarez Melgaço Valadares | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5496035029896028 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | José Eustáquio de Brito | pt_BR |
dc.creator | Eduardo Rodrigo da Costa Rodrigues | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-04-16T16:45:07Z | - |
dc.date.available | 2020-04-16T16:45:07Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/33290 | - |
dc.description.resumo | A instituição escolar, dotada de normas e regras, tem como um dos principais parâmetros na busca da qualidade do ensino e da aprendizagem a exigência de um percentual mínimo de frequência. Manter o estudante frequente é uma preocupação de ordem institucional e pedagógica. Esse plano de ação buscou lançar um olhar sobre a perspectiva das famílias cujos filhos/estudantes foram submetidos ao procedimento de reclassificação por não terem alcançado frequência mínima exigida para promoção escolar. Buscou-se uma compreensão a partir da lógica socializadora da família, em confronto com a lógica socializadora da escola, sobre o desafio de manter os filhos frequentes na instituição. A metodologia utilizada nesse trabalho concentrou-se em entrevistas semiestruturadas, com o intuito de dar voz às famílias de estudantes em situação de infrequência escolar que os levaram a ser reclassificados duas ou mais vezes com vistas a minimizar a distorção idade-série na sua trajetória escolar. Foi realizado um apanhado da distorção idade e série dos educandos do Brasil. Conclui-se que é inegável que dessa relação entre a lógica socializadora da escola e da família, dá-se uma relação assimétrica. Faz-se necessário a construção de uma relação de respeito e compreensão recíprocos, além da parceria entre família e escola. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Outra Agência | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Reclassificação | pt_BR |
dc.subject | Infrequência | pt_BR |
dc.subject | Frequência escolar | pt_BR |
dc.subject | Relação família-escola | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas - Frequência | pt_BR |
dc.subject.other | Educação - Participação dos pais | pt_BR |
dc.subject.other | Família | pt_BR |
dc.title | Casos reincidentes de processo de reclassificação de alunos retidos por infrequência: a perspectiva da família | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC EDUARDO COM FICHA E ATA.pdf | 1.5 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License