Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/33294
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ludmila Olandim de Souza | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3284607549254201 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vanelle Wendy de Jesus Costa | pt_BR |
dc.creator | Amanda Korres Côrtes Portes | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5856350846331704 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-04-16T20:49:43Z | - |
dc.date.available | 2020-04-16T20:49:43Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-30 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/33294 | - |
dc.description.abstract | In this article we present how the theoretical and practical investigative digital guide for elementary school teachers from a private educational institution in Belo Horizonte was built. This guide aims to contribute to the investigative pedagogical practice of teachers and to support a meaningful and contextualized learning of the theme of photosynthesis, since teachers often face difficulties in teaching science due mainly to a deficient initial training. The main instrument of data collection used was a semi-structured questionnaire applied to a group of ten teachers who teach between the 2nd to the 5th year. This questionnaire was the main guide for the elaboration of the two products of the study: 1) theoretical training class for the teachers participating in the research; 2) investigative theoretical-practical digital guide, with both products aiming to remedy the mistakes and misunderstandings of concepts rooted in the concept of photosynthesis, thus contributing to the continuing education of teachers at the educational institution where the research was carried out. | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste artigo apresentamos como foi feita a construção do guia digital teórico-prático investigativo para docentes do ensino fundamental I de uma instituição de ensino privada de Belo Horizonte. Este guia tem como escopo contribuir com a prática pedagógica investigativa de docentes e subsidiar uma aprendizagem significativa e contextualizada do tema fotossíntese, uma vez que os docentes, não raro, enfrentam dificuldades no ensino de ciências devido, principalmente, a uma formação inicial deficitária. O principal instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário semi-estruturado aplicado a um grupo de dez professoras que lecionam entre o 2º ao 5º ano. Tal questionário foi o grande norteador para a elaboração dos dois produtos do estudo: 1) aula teórica de capacitação para as professoras participantes da pesquisa; 2) guia digital teórico-prático investigativo, sendo que ambos os produtos têm o intuito de sanar os erros e equívocos de concepções enraizadas no conceito da fotossíntese, contribuindo assim para a formação continuada dos professores da instituição de ensino onde a pesquisa foi realizada. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Educação em Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fotossintese | pt_BR |
dc.subject | Ensino por investigação | pt_BR |
dc.subject | Erros conceituais | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Ciências (Ensino médio) - Métodos de ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Fotossíntese - Estudo e ensino (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject.other | Distúrbios da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de ciências - Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Aprendizagem por atividades | pt_BR |
dc.title | Ensino de ciências nas séries iniciais - Fotossíntese: dificuldades e erros | pt_BR |
dc.title.alternative | Science teaching in the early grades - Photosynthesis: difficulties and errors | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação em Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA PDF COMPLETA 18-02-2020.pdf | VERSÃO FINAL MONOGRAFIA COMPLETA 18-02-2020 | 1.79 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.