Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/33294
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Ensino de ciências nas séries iniciais - Fotossíntese: dificuldades e erros
Título(s) alternativo(s): Science teaching in the early grades - Photosynthesis: difficulties and errors
Autor(es): Amanda Korres Côrtes Portes
primer Tutor: Ludmila Olandim de Souza
primer miembro del tribunal : Vanelle Wendy de Jesus Costa
Resumen: Neste artigo apresentamos como foi feita a construção do guia digital teórico-prático investigativo para docentes do ensino fundamental I de uma instituição de ensino privada de Belo Horizonte. Este guia tem como escopo contribuir com a prática pedagógica investigativa de docentes e subsidiar uma aprendizagem significativa e contextualizada do tema fotossíntese, uma vez que os docentes, não raro, enfrentam dificuldades no ensino de ciências devido, principalmente, a uma formação inicial deficitária. O principal instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário semi-estruturado aplicado a um grupo de dez professoras que lecionam entre o 2º ao 5º ano. Tal questionário foi o grande norteador para a elaboração dos dois produtos do estudo: 1) aula teórica de capacitação para as professoras participantes da pesquisa; 2) guia digital teórico-prático investigativo, sendo que ambos os produtos têm o intuito de sanar os erros e equívocos de concepções enraizadas no conceito da fotossíntese, contribuindo assim para a formação continuada dos professores da instituição de ensino onde a pesquisa foi realizada.
Abstract: In this article we present how the theoretical and practical investigative digital guide for elementary school teachers from a private educational institution in Belo Horizonte was built. This guide aims to contribute to the investigative pedagogical practice of teachers and to support a meaningful and contextualized learning of the theme of photosynthesis, since teachers often face difficulties in teaching science due mainly to a deficient initial training. The main instrument of data collection used was a semi-structured questionnaire applied to a group of ten teachers who teach between the 2nd to the 5th year. This questionnaire was the main guide for the elaboration of the two products of the study: 1) theoretical training class for the teachers participating in the research; 2) investigative theoretical-practical digital guide, with both products aiming to remedy the mistakes and misunderstandings of concepts rooted in the concept of photosynthesis, thus contributing to the continuing education of teachers at the educational institution where the research was carried out.
Asunto: Educação
Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Ciências (Ensino médio) - Métodos de ensino
Fotossíntese - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Distúrbios da aprendizagem
Professores de ciências - Formação
Aprendizagem por atividades
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33294
Fecha del documento: 30-nov-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Educação em Ciências

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
MONOGRAFIA PDF COMPLETA 18-02-2020.pdfVERSÃO FINAL MONOGRAFIA COMPLETA 18-02-20201.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.