Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33298
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A literatura escrita por mulheres negras: uma experiência de leitura na alfabetização
Autor(es): Danielle Aparecida Barbosa Cardoso
Primeiro Orientador: Juarez Melgaço Valadares
Primeiro membro da banca : Patrícia Maria de Souza Santana
Resumo: Esta pesquisa-ação se iniciou com o curso de Especialização em Formação de Educadores Para Educação Básica (LASEB). Sua execução teve como base o trabalho com leitura para crianças do primeiro ciclo de formação, em fase de alfabetização, no contexto de uma escola municipal de Belo Horizonte e partiu dos estudos sobre a diversidade e da reflexão sobre a prática docente e sua relação com a comunidade escolar. A partir de análises dos tipos de leitura apresentada para a turma anteriormente, de entrevistassobre a composição familiar das crianças e de ação planejada que utilizou a literatura escrita por mulheres negras, foi possível investigar a prática pedagógica e sua relação com questões de gênero e raça vivenciadas pelas famílias. A pesquisa-ação buscou valorizar mulheres inspiradoras da comunidade, enquanto ampliava o repertório literário da turma envolvida. O objetivo foio de garantir que as crianças tivessem contato com a literatura escrita por mulheres negras, para que, conferindo visibilidade a essas autoras, as crianças em fase de alfabetização pudessem se identificar com as mesmas e se projetarem em espaços diferenciados na estratificação social, além de potencializar as mulheres da própria comunidade escolar.
Assunto: Educação
Alfabetização
Educação de crianças
Literatura infanto-juvenil
Leitura (Ensino fundamental) - Aspectos sociais
Escritoras negras brasileiras
Livros e Leitura
Mediação de leitura
Crianças - Interesses na leitura
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33298
Data do documento: 7-Dez-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.