Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33298
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Juarez Melgaço Valadarespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5496035029896028pt_BR
dc.contributor.referee1Patrícia Maria de Souza Santanapt_BR
dc.creatorDanielle Aparecida Barbosa Cardosopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-16T21:15:58Z-
dc.date.available2020-04-16T21:15:58Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33298-
dc.description.resumoEsta pesquisa-ação se iniciou com o curso de Especialização em Formação de Educadores Para Educação Básica (LASEB). Sua execução teve como base o trabalho com leitura para crianças do primeiro ciclo de formação, em fase de alfabetização, no contexto de uma escola municipal de Belo Horizonte e partiu dos estudos sobre a diversidade e da reflexão sobre a prática docente e sua relação com a comunidade escolar. A partir de análises dos tipos de leitura apresentada para a turma anteriormente, de entrevistassobre a composição familiar das crianças e de ação planejada que utilizou a literatura escrita por mulheres negras, foi possível investigar a prática pedagógica e sua relação com questões de gênero e raça vivenciadas pelas famílias. A pesquisa-ação buscou valorizar mulheres inspiradoras da comunidade, enquanto ampliava o repertório literário da turma envolvida. O objetivo foio de garantir que as crianças tivessem contato com a literatura escrita por mulheres negras, para que, conferindo visibilidade a essas autoras, as crianças em fase de alfabetização pudessem se identificar com as mesmas e se projetarem em espaços diferenciados na estratificação social, além de potencializar as mulheres da própria comunidade escolar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectAutoras negaspt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherLiteratura infanto-juvenilpt_BR
dc.subject.otherLeitura (Ensino fundamental) - Aspectos sociaispt_BR
dc.subject.otherEscritoras negras brasileiraspt_BR
dc.subject.otherLivros e Leiturapt_BR
dc.subject.otherMediação de leiturapt_BR
dc.subject.otherCrianças - Interesses na leiturapt_BR
dc.titleA literatura escrita por mulheres negras: uma experiência de leitura na alfabetizaçãopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.