Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/33298
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Juarez Melgaço Valadares | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5496035029896028 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Patrícia Maria de Souza Santana | pt_BR |
dc.creator | Danielle Aparecida Barbosa Cardoso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-04-16T21:15:58Z | - |
dc.date.available | 2020-04-16T21:15:58Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/33298 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa-ação se iniciou com o curso de Especialização em Formação de Educadores Para Educação Básica (LASEB). Sua execução teve como base o trabalho com leitura para crianças do primeiro ciclo de formação, em fase de alfabetização, no contexto de uma escola municipal de Belo Horizonte e partiu dos estudos sobre a diversidade e da reflexão sobre a prática docente e sua relação com a comunidade escolar. A partir de análises dos tipos de leitura apresentada para a turma anteriormente, de entrevistassobre a composição familiar das crianças e de ação planejada que utilizou a literatura escrita por mulheres negras, foi possível investigar a prática pedagógica e sua relação com questões de gênero e raça vivenciadas pelas famílias. A pesquisa-ação buscou valorizar mulheres inspiradoras da comunidade, enquanto ampliava o repertório literário da turma envolvida. O objetivo foio de garantir que as crianças tivessem contato com a literatura escrita por mulheres negras, para que, conferindo visibilidade a essas autoras, as crianças em fase de alfabetização pudessem se identificar com as mesmas e se projetarem em espaços diferenciados na estratificação social, além de potencializar as mulheres da própria comunidade escolar. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Autoras negas | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.other | Literatura infanto-juvenil | pt_BR |
dc.subject.other | Leitura (Ensino fundamental) - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject.other | Escritoras negras brasileiras | pt_BR |
dc.subject.other | Livros e Leitura | pt_BR |
dc.subject.other | Mediação de leitura | pt_BR |
dc.subject.other | Crianças - Interesses na leitura | pt_BR |
dc.title | A literatura escrita por mulheres negras: uma experiência de leitura na alfabetização | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A literatura escrita por mulheres negras uma experiência de leitura na alfabetização - Autora Danielle Cardoso.pdf | 1.74 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.