Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33379
Type: Monografia (especialização)
Title: Plunct, plact, zum! passaporte para conversas com professoras da educação infantil sobre os modos de ser menina e menino na primeira infância
Authors: Valquiria Nonata Silva
First Advisor: Paulo Henrique Queiroz Nogueira
First Referee: Márcia Dárquia Nogueira da Silva
Abstract: Atualmente falar sobre os modos de ser menina ou menino nas escolas de Educação Infantil tem sido um grande desafio. Não só porque encontramos divergências de opiniões entre o corpo docente. Divergências, opiniões e práticas que precisam ser ouvidas, refletidas e discutidas em conjunto. O maior entrave tem sido quando o poder público, por meio de Lei, censura as escolas, impedindo-as de promoverem práticas educativas condizentes com as manifestações e desenvolvimento da sexualidade nessa fase. Promover momentos de escuta no ambiente escolar com as docentes, foi a motivação para este trabalho, onde as rodas de conversas, deram o tom na promoção de informações e debates necessários para se pensar na importância da formação continuada de professores e professoras dentro das escolas, sobretudo, quando se tem vigilância sobre os corpos e monitoramento constante sobre as crianças. As inquietações são muitas, mas ainda assim é preciso acreditar e potencializar os espaços educativos com a escuta permanente e a promoção de debates no intuito de ressignificar os saberes tão necessários para a prática docente. Palavras-chave: Educação Infantil, jeitos de ser menina e menino, formação Docente.
Subject: Educação
Educação de crianças
Professores - formação
Identidade sexual
Prática de ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33379
Issue Date: 7-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Valquiria Nonata.pdf1.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.