Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/33379
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Plunct, plact, zum! passaporte para conversas com professoras da educação infantil sobre os modos de ser menina e menino na primeira infância |
Authors: | Valquiria Nonata Silva |
First Advisor: | Paulo Henrique Queiroz Nogueira |
First Referee: | Márcia Dárquia Nogueira da Silva |
Abstract: | Atualmente falar sobre os modos de ser menina ou menino nas escolas de Educação Infantil tem sido um grande desafio. Não só porque encontramos divergências de opiniões entre o corpo docente. Divergências, opiniões e práticas que precisam ser ouvidas, refletidas e discutidas em conjunto. O maior entrave tem sido quando o poder público, por meio de Lei, censura as escolas, impedindo-as de promoverem práticas educativas condizentes com as manifestações e desenvolvimento da sexualidade nessa fase. Promover momentos de escuta no ambiente escolar com as docentes, foi a motivação para este trabalho, onde as rodas de conversas, deram o tom na promoção de informações e debates necessários para se pensar na importância da formação continuada de professores e professoras dentro das escolas, sobretudo, quando se tem vigilância sobre os corpos e monitoramento constante sobre as crianças. As inquietações são muitas, mas ainda assim é preciso acreditar e potencializar os espaços educativos com a escuta permanente e a promoção de debates no intuito de ressignificar os saberes tão necessários para a prática docente. Palavras-chave: Educação Infantil, jeitos de ser menina e menino, formação Docente. |
Subject: | Educação Educação de crianças Professores - formação Identidade sexual Prática de ensino |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33379 |
Issue Date: | 7-Dec-2019 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Valquiria Nonata.pdf | 1.52 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.