Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33380
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Katia Pedroso Silveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes7298774589456542pt_BR
dc.contributor.referee1Fabrine Leonard Silvapt_BR
dc.creatorHeloísa Dias Smpaiopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2975926357651391pt_BR
dc.date.accessioned2020-05-08T12:29:19Z-
dc.date.available2020-05-08T12:29:19Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33380-
dc.description.abstractThis study aims to reflect on the aggressiveness of students who have this type of behavior and seek paths from a set of actions that generate kindness. By means of small attitudes we intend to favor a transformation of the school climate, aiming at a more cooperative and less hostile environment. Several questions were raised so that we could better understand the theme: who are the subjects involved? How and why do these conflicts arise? What is the best way to resolve them? Laseb - Lato Sensu Graduate Program in Teaching in Basic Education that takes place at the Faculty of Education of the Federal University of Minas Gerais brought an immense contribution to this work, for which Education was approached by the bias of Diversity and Intersectoriality. Bringing new references, new looks and perceptions. During the course, we were called to face issues that have been bothering us for a long time. And by going through this training course we discovered ourselves, discovering new possibilities, better understanding the functioning of the game in which we are all involved and gained strength and courage to fight against social inequalities that are transformed into school inequalities. Through the approach with students of the literacy class an action plan was developed from theoretical references, reflection on my educational practice and noticing difficulties of relationship between children and teachers within the school environment, we provided the opportunity for dialogue, practices of otherness and respect as a way to solve conflicts and a culture of peace.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo refletir sobre a agressividade dos alunos que tem este tipo de comportamento e buscar caminhos a partir de um conjunto de ações que gerem gentileza. Por meio de pequenas atitudes pretendemos favorecer uma transformação do clima escolar, visando um ambiente mais cooperativo e menos hostil. Vários questionamentos foram apontados para que pudéssemos compreender melhor o tema: Quem são os sujeitos envolvidos? como e por que surgem esses conflitos? Qual a melhor maneira de resolvê-los? O Laseb – Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Básica que acontece na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais trouxe imensa contribuição para esse trabalho, no qual a Educação foi abordada pelo viés da Diversidade e Intersetorialidade. Trazendo novas referências, novos olhares e percepções. Durante o Curso fomos convocados ao enfrentamento de questões que há muito nos incomoda. E ao perpassar por esse curso de formação fomos nos descobrindo, descobrindo novas possibilidades, entendendo melhor o funcionamento do jogo em que todos estamos envolvidos e ganhamos força e coragem para lutar contra as desigualdades sociais que são transformadas em desigualdades escolares. Através da aproximação com alunos da turma de letramento e alfabetização foi desenvolvido um plano de ação a partir de referenciais teóricos, da reflexão sobre minha prática educacional e percebendo dificuldades de relacionamento entre crianças e professores dentro do ambiente escolar, oportunizamos o diálogo, práticas de alteridade e o respeito como caminho para a solução de conflitos e uma cultura de paz.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/*
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectRelações interpessoaispt_BR
dc.subjectDesigualdadespt_BR
dc.subjectConflitospt_BR
dc.subjectComunicação não violentapt_BR
dc.subjectCultura da pazpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherAgressividade nas criançaspt_BR
dc.subject.otherPsicologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherComunicação interpessoalpt_BR
dc.subject.otherRelações humanaspt_BR
dc.titleAgressividade e comunicação não violenta no ambiente escolarpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Repositório(pdf a)_organized.pdfAgressividade e comunicação não violenta no ambiente escolar718.58 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons