Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33385
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Márcio Antônio da Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3373030719925466pt_BR
dc.contributor.referee1Glenda Rodrigues da Silvapt_BR
dc.creatorPoliana Alves de Barrospt_BR
dc.date.accessioned2020-05-08T13:58:02Z-
dc.date.available2020-05-08T13:58:02Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33385-
dc.description.abstractThis essay seeks to describe the research done on the use of didactic models of blood cells within the teaching process and to analyze how students build these models from observations made in the science laboratory. This process was mediated by the Biology teacher Cláudia Girundi and me, Poliana Alves de Barros (school lab technician or school lan manager) and the learning was presented to the school community at a science fair. The students are freshmen of a private vocation school and have buit new practices, which have broken with the traditional teaching observed by memorizing the textbook contents. This research methodology started with the practical class in laboratories, followed by research on blood cells. After this first approach, the students were encouraged to build didactic models that culminated with presentations in the classrrom and at the researched schools Science Fair. These studies indicate that the construction of didactic models through investigative activity is relevant and results in significant learning. It was possible to associate practical classes, theory, didactic models and presentation to the community as a way to show these actions can go together.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo busca descrever pesquisa feita sobre o uso de modelos didáticos de células sanguíneas dentro do processo de ensino e analisar como os alunos constroem esses modelos a partir de observações realizadas no laboratório de ciências. Esse processo foi mediado pela professora de Biologia Cláudia Girundi e por mim, Poliana Alves de Barros (responsável técnica pelo laboratório da escola) e a aprendizagem foi apresentada à comunidade escolar em uma feira de ciências. Os alunos estão no primeiro ano do ensino médio/técnico de uma escola da rede particular e construíram novas práticas, que romperam com o ensino tradicional observado pela memorização dos conteúdos do livro didático. A metodologia desta pesquisa partiu da aula prática em laboratórios, seguida de uma pesquisa sobre células sanguíneas. Após esta primeira abordagem, os alunos foram estimulados à construção de modelos didáticos que culminaram com apresentações em sala de aula e na Feira de Ciências da escola pesquisada. Esses estudos apontam que a construção de modelos didáticos por meio de atividade investigativa é relevante e resulta em aprendizagem significativa. Foi possível associar aula prática, teoria, modelos didáticos e apresentação para a comunidade como forma de mostrar essas ações podem andar juntas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModelos didáticospt_BR
dc.subjectAula prática imunologiapt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherBiologia - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subject.otherBiologia - Métodos e ensinopt_BR
dc.subject.otherCélulas sanguíneas - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subject.otherAprendizagem por atividadespt_BR
dc.titleA Construção de modelos didáticos de células sanguíneas por alunos do ensino médio/Técnico: criar para aprenderpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A Construção dos Modelos Didáticos por Células Sanguíenas por Alunos do Ensino Médio Técnico.pdfRestrito1.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.