Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/33386
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A contação de histórias: dramatização do livro infantil como estratégia de formação de leitores
Autor(es): Maria do Carmo de Oliveira Coelho
primer Tutor: Gilmar Moura da Silva
primer miembro del tribunal : Virgínia Souza Oliveira
Resumen: Tornar o hábito da leitura uma prática prazerosa no dia-a-dia da criança é uma tarefa que desafia o educador. A leitura é uma forma de prazer, lazer e aquisição de conhecimento. Daí, o tema desta pesquisa ser a contação de histórias e a dramatização do livro infantil. O objetivo do trabalho consiste em desenvolver a estratégia de dramatização do livro infantil, durante a contação de histórias, com o intuito de promover o gosto pela leitura entre os alunos. Para tal, realizou-se uma pesquisa prévia que, surpreendentemente, revelou da grande parte dos alunos nunca terem dramatizado uma história infantil. Desse modo, planejou-se uma aula para as crianças do 3º ano do Ensino Fundamental, de uma dada escola municipal de Belo Horizonte, para ouvirem a história da Galinha Ruiva e posteriormente dramatizarem suas cenas, usando fantoches de varas. A intenção final era, com a estratégia metodológica escolhida, qual seja a dramatização, promover a formação de leitores desejosos de atuar como atores nos palcos improvisados das salas de aula.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33386
Fecha del documento: 7-dic-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TCCMariadoCarmo arquivo final .pdf1.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons