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Tipo: Monografia (especialização)
Título: Contribuições do trabalho da coordenação na Educação infantil com a implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08
Autor(es): Viviane de Paula Vieira
primer Tutor: Kátia Pedroso Silveira
primer miembro del tribunal : Andréia Martins de Cunha Moura
Resumen: Este trabalho trata da percepção da coordenação pedagógica ao que se refere às práticas desenvolvidas para as relações étnico-raciais, assim como a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, no âmbito da Educação Infantil. Historicamente, este segmento sempre foi visto com fins assistencialistas. Nos dias de hoje, os profissionais da Educação Infantil vêm se fortalecendo de modo a desenvolver práticas com intencionalidades educativas coerentes uma vez que este segmento é parte da Educação Básica. Nesta perspectiva, a Educação Infantil é reconhecida como espaço educativo que deve possibilitar vivências e experiências organizadas de forma intencional a fim de garantir o desenvolvimento integral das crianças. Os investimentos e incentivos ao desenvolvimento profissional docente são formas de reconhecimento, valorização e qualificação da Educação Infantil. Para o desenvolvimento deste projeto utilizamos a metodologia de grupo focal, o que possibilitou estabelecer grupos de diálogos entre coordenadores de cinco instituições de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, com especificidades diferentes. Ao final, foram estabelecidas metas de trabalho, dentre elas a realização de formações continuadas, com a finalidade de criar estratégias que possam delinear as práticas pedagógicas em favor da valorização da diversidade entre crianças da Educação Infantil da cidade.
Asunto: Educação
Educação - Relações étnicas
Relações raciais
Educação de crianças
Coordenação pedagógica
Prática de ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33404
Fecha del documento: 7-dic-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

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