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dc.contributor.advisor1Kátia Pedroso Silveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7298774589456542pt_BR
dc.contributor.referee1Andréia Martins de Cunha Mourapt_BR
dc.creatorViviane de Paula Vieirapt_BR
dc.date.accessioned2020-05-11T13:40:03Z-
dc.date.available2020-05-11T13:40:03Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33404-
dc.description.resumoEste trabalho trata da percepção da coordenação pedagógica ao que se refere às práticas desenvolvidas para as relações étnico-raciais, assim como a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, no âmbito da Educação Infantil. Historicamente, este segmento sempre foi visto com fins assistencialistas. Nos dias de hoje, os profissionais da Educação Infantil vêm se fortalecendo de modo a desenvolver práticas com intencionalidades educativas coerentes uma vez que este segmento é parte da Educação Básica. Nesta perspectiva, a Educação Infantil é reconhecida como espaço educativo que deve possibilitar vivências e experiências organizadas de forma intencional a fim de garantir o desenvolvimento integral das crianças. Os investimentos e incentivos ao desenvolvimento profissional docente são formas de reconhecimento, valorização e qualificação da Educação Infantil. Para o desenvolvimento deste projeto utilizamos a metodologia de grupo focal, o que possibilitou estabelecer grupos de diálogos entre coordenadores de cinco instituições de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, com especificidades diferentes. Ao final, foram estabelecidas metas de trabalho, dentre elas a realização de formações continuadas, com a finalidade de criar estratégias que possam delinear as práticas pedagógicas em favor da valorização da diversidade entre crianças da Educação Infantil da cidade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectGrupo focalpt_BR
dc.subjectcoordenação pedagógicapt_BR
dc.subjectÉtnico-racialpt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação - Relações étnicaspt_BR
dc.subject.otherRelações raciaispt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherCoordenação pedagógicapt_BR
dc.subject.otherPrática de ensinopt_BR
dc.titleContribuições do trabalho da coordenação na Educação infantil com a implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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