Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33405
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Aulas de ciências na horta: analisando a importância de atividades práticas no ensino de ciências nos anos inciais
Autor(es): Debora Lellis de Oliveira
Primeiro Orientador: Aliene Araújo Villaça
Primeiro membro da banca : Flávia Cristina Duarte Pôssas Grossi
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as potencialidades das atividades práticas do ensino de ciências nos anos iniciais através do plantio e colheita na horta escolar, já existente na escola. Este plano de ação foi desenvolvido em uma turma do 4º ano de uma escola da rede municipal de Belo Horizonte, dentro do conteúdo de Ciências. Ao trabalhar com ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, percebe-se uma dificuldade ou mesmo um impasse por parte do professor, uma vez que o profissional que ministra as aulas é formado em Pedagogia, e tem que lidar com as dificuldades do dia a dia de alfabetizar e ministrar ao mesmo tempo conteúdos essenciais para a formação do cidadão. Assim, este plano tem por intenção apresentar uma alternativa a esse docente, no qual é possível unir a alfabetização e o Ensino de Ciências. Para a aprofundamento teórico será discutido o ensino de Ciências no Ensino Fundamental, no contexto dos anos iniciais e, por fim, será apresentado como o Ensino de Ciências pode ser concebido como uma lógica de investigação, através de três tipos de modalidades de ensino que classifica atividades experimentais. Com isso, esse trabalho pretende demonstrar a importância do uso de atividades prática dentro do conteúdo de Ciências nos anos iniciais, o vendo como uma alternativa de promover os conhecimentos desta disciplina, quanto para possibilitar a continuidade da alfabetização. Além disso, evidencia como o uso de atividades prática pode proporcionar um maior envolvimento por parte dos alunos.
Assunto: Ciência - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Alfabetização
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33405
Data do documento: 7-Dez-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DEBORA0 final 2020 aliene-2.pdf6.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.