Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/33405
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Aulas de ciências na horta: analisando a importância de atividades práticas no ensino de ciências nos anos inciais |
Autor(es): | Debora Lellis de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Aliene Araújo Villaça |
Primeiro membro da banca : | Flávia Cristina Duarte Pôssas Grossi |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar as potencialidades das atividades práticas do ensino de ciências nos anos iniciais através do plantio e colheita na horta escolar, já existente na escola. Este plano de ação foi desenvolvido em uma turma do 4º ano de uma escola da rede municipal de Belo Horizonte, dentro do conteúdo de Ciências. Ao trabalhar com ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, percebe-se uma dificuldade ou mesmo um impasse por parte do professor, uma vez que o profissional que ministra as aulas é formado em Pedagogia, e tem que lidar com as dificuldades do dia a dia de alfabetizar e ministrar ao mesmo tempo conteúdos essenciais para a formação do cidadão. Assim, este plano tem por intenção apresentar uma alternativa a esse docente, no qual é possível unir a alfabetização e o Ensino de Ciências. Para a aprofundamento teórico será discutido o ensino de Ciências no Ensino Fundamental, no contexto dos anos iniciais e, por fim, será apresentado como o Ensino de Ciências pode ser concebido como uma lógica de investigação, através de três tipos de modalidades de ensino que classifica atividades experimentais. Com isso, esse trabalho pretende demonstrar a importância do uso de atividades prática dentro do conteúdo de Ciências nos anos iniciais, o vendo como uma alternativa de promover os conhecimentos desta disciplina, quanto para possibilitar a continuidade da alfabetização. Além disso, evidencia como o uso de atividades prática pode proporcionar um maior envolvimento por parte dos alunos. |
Assunto: | Ciência - Estudo e ensino Ensino fundamental Alfabetização |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33405 |
Data do documento: | 7-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DEBORA0 final 2020 aliene-2.pdf | 6.85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.