Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33405
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Aliene Araújo Villaçapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5009941617015987pt_BR
dc.contributor.referee1Flávia Cristina Duarte Pôssas Grossipt_BR
dc.creatorDebora Lellis de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2020-05-11T13:54:19Z-
dc.date.available2020-05-11T13:54:19Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33405-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar as potencialidades das atividades práticas do ensino de ciências nos anos iniciais através do plantio e colheita na horta escolar, já existente na escola. Este plano de ação foi desenvolvido em uma turma do 4º ano de uma escola da rede municipal de Belo Horizonte, dentro do conteúdo de Ciências. Ao trabalhar com ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, percebe-se uma dificuldade ou mesmo um impasse por parte do professor, uma vez que o profissional que ministra as aulas é formado em Pedagogia, e tem que lidar com as dificuldades do dia a dia de alfabetizar e ministrar ao mesmo tempo conteúdos essenciais para a formação do cidadão. Assim, este plano tem por intenção apresentar uma alternativa a esse docente, no qual é possível unir a alfabetização e o Ensino de Ciências. Para a aprofundamento teórico será discutido o ensino de Ciências no Ensino Fundamental, no contexto dos anos iniciais e, por fim, será apresentado como o Ensino de Ciências pode ser concebido como uma lógica de investigação, através de três tipos de modalidades de ensino que classifica atividades experimentais. Com isso, esse trabalho pretende demonstrar a importância do uso de atividades prática dentro do conteúdo de Ciências nos anos iniciais, o vendo como uma alternativa de promover os conhecimentos desta disciplina, quanto para possibilitar a continuidade da alfabetização. Além disso, evidencia como o uso de atividades prática pode proporcionar um maior envolvimento por parte dos alunos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectAtividades práticaspt_BR
dc.subjectAnos iniciaispt_BR
dc.subject.otherCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleAulas de ciências na horta: analisando a importância de atividades práticas no ensino de ciências nos anos inciaispt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DEBORA0 final 2020 aliene-2.pdf6.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.