Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/33408
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Repensando as práticas pedagógicas voltadas para as relações étnico-raciais na EMEI Palmeiras |
Autor(es): | Mônica Corrêa dos Santos |
Primeiro Orientador: | Shirley Aparecida de Miranda |
Primeiro membro da banca : | Fernanda Ferreira Mota de Sena |
Resumo: | Inicialmente, o trabalho pretendia analisar a existência de um trabalho efetivo sobre as relações étnico-raciais e a prática docente antirracista na EMEI Palmeiras. Para esse propósito foram criados, posteriormente, grupos de estudos com as professoras para que se pudesse estudar a temática e organizar atividades para serem inseridas no cotidiano da sala de aula sem a necessidade de projetos. Após detectar a falta de formação das professoras e perceber a falta de interesse do grupo em se debater o tema em âmbito macro, as discussões passaram a ser realizadas em nível micro, isto é, o trabalho de intervenção pedagógica ocorreu com uma professora parceria. Com as adequações relatadas, as discussões e intervenções foram para a prática cotidiana, culminando em uma série de atividades e apresentações não só para as turmas, mas para toda a escola e a comunidade com a Festa de Despedida do final do ano de 2019. Ao final, concluiu-se que para a efetividade do trabalho com as relações étnico-raciais é necessário ser conduzido pela direção da escola e não apenas como proposta de uma professora. |
Assunto: | Educação infantil África História Negros - Identidade Racial Integração escolar Negros - Segregação Discriminação racial Racismo Professores - formação Educação intercultural Relações étnicas Sociologia Educacional |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33408 |
Data do documento: | 7-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
REPENSANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA AS RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS NA EMEI PALMEIRAS oficial.pdf | 5.53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.