Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/33408
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Shirley Aparecida de Miranda | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3847776763284981 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fernanda Ferreira Mota de Sena | pt_BR |
dc.creator | Mônica Corrêa dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-05-11T14:49:06Z | - |
dc.date.available | 2020-05-11T14:49:06Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/33408 | - |
dc.description.resumo | Inicialmente, o trabalho pretendia analisar a existência de um trabalho efetivo sobre as relações étnico-raciais e a prática docente antirracista na EMEI Palmeiras. Para esse propósito foram criados, posteriormente, grupos de estudos com as professoras para que se pudesse estudar a temática e organizar atividades para serem inseridas no cotidiano da sala de aula sem a necessidade de projetos. Após detectar a falta de formação das professoras e perceber a falta de interesse do grupo em se debater o tema em âmbito macro, as discussões passaram a ser realizadas em nível micro, isto é, o trabalho de intervenção pedagógica ocorreu com uma professora parceria. Com as adequações relatadas, as discussões e intervenções foram para a prática cotidiana, culminando em uma série de atividades e apresentações não só para as turmas, mas para toda a escola e a comunidade com a Festa de Despedida do final do ano de 2019. Ao final, concluiu-se que para a efetividade do trabalho com as relações étnico-raciais é necessário ser conduzido pela direção da escola e não apenas como proposta de uma professora. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de professoras | pt_BR |
dc.subject | História da África e cultura afro brasileira | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Antirracismo | pt_BR |
dc.subject.other | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.other | África História | pt_BR |
dc.subject.other | Negros - Identidade Racial | pt_BR |
dc.subject.other | Integração escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Negros - Segregação | pt_BR |
dc.subject.other | Discriminação racial | pt_BR |
dc.subject.other | Racismo | pt_BR |
dc.subject.other | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação intercultural | pt_BR |
dc.subject.other | Relações étnicas | pt_BR |
dc.subject.other | Sociologia Educacional | pt_BR |
dc.title | Repensando as práticas pedagógicas voltadas para as relações étnico-raciais na EMEI Palmeiras | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
REPENSANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA AS RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS NA EMEI PALMEIRAS oficial.pdf | 5.53 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.