Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33408
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Shirley Aparecida de Mirandapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3847776763284981pt_BR
dc.contributor.referee1Fernanda Ferreira Mota de Senapt_BR
dc.creatorMônica Corrêa dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2020-05-11T14:49:06Z-
dc.date.available2020-05-11T14:49:06Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33408-
dc.description.resumoInicialmente, o trabalho pretendia analisar a existência de um trabalho efetivo sobre as relações étnico-raciais e a prática docente antirracista na EMEI Palmeiras. Para esse propósito foram criados, posteriormente, grupos de estudos com as professoras para que se pudesse estudar a temática e organizar atividades para serem inseridas no cotidiano da sala de aula sem a necessidade de projetos. Após detectar a falta de formação das professoras e perceber a falta de interesse do grupo em se debater o tema em âmbito macro, as discussões passaram a ser realizadas em nível micro, isto é, o trabalho de intervenção pedagógica ocorreu com uma professora parceria. Com as adequações relatadas, as discussões e intervenções foram para a prática cotidiana, culminando em uma série de atividades e apresentações não só para as turmas, mas para toda a escola e a comunidade com a Festa de Despedida do final do ano de 2019. Ao final, concluiu-se que para a efetividade do trabalho com as relações étnico-raciais é necessário ser conduzido pela direção da escola e não apenas como proposta de uma professora.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professoraspt_BR
dc.subjectHistória da África e cultura afro brasileirapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAntirracismopt_BR
dc.subject.otherEducação infantilpt_BR
dc.subject.otherÁfrica Históriapt_BR
dc.subject.otherNegros - Identidade Racialpt_BR
dc.subject.otherIntegração escolarpt_BR
dc.subject.otherNegros - Segregaçãopt_BR
dc.subject.otherDiscriminação racialpt_BR
dc.subject.otherRacismopt_BR
dc.subject.otherProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação interculturalpt_BR
dc.subject.otherRelações étnicaspt_BR
dc.subject.otherSociologia Educacionalpt_BR
dc.titleRepensando as práticas pedagógicas voltadas para as relações étnico-raciais na EMEI Palmeiraspt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.