O ensino de astronomia para o surdo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Federal de Minas Gerais

Descrição

Tipo

Monografia de especialização

Título alternativo

Astronomy teaching for the deaf

Primeiro orientador

Membros da banca

Fabiana Quaresma da Costa

Resumo

Considerando a constante busca por uma educação de qualidade ao aluno surdo no Brasil, a pesquisa aborda uma intervenção didático-investigativa sobre astronomia para os surdos. Para tanto, aborda estratégias pedagógicas que auxiliam no ensino de Ciências utilizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como valorização da cultura surda. Os resultados mostraram que a sala de aula transformada em um espaço que contemplou as necessidades comunicativas e pedagógicas dos alunos surdos proporcionam maior entusiasmo e envolvimento nas atividades propostas. Ao se analisar os dados coletados, identificamos que o ensino de ciências para alunos surdos se constituiu num grande desafio, dado a complexidade do ambiente em que ocorre marcado pelo encontro intercultural. Acreditamos que o trabalho, tendo como eixo o ensino investigativo e com atividades diversificadas, favoreceu uma articulação entre o ensino de ciências e a cultura dos alunos surdos.

Abstract

Considering the constant search for quality education for the deaf student in Brazil, the research addresses a didactic-investigative intervention on astronomy for the deaf. To this end, it addresses pedagogical strategies that assist in the teaching of Sciences using the Brazilian Sign Language (Libras) as an appreciation of deaf culture. The results showed that the classroom transformed into a space that contemplated the communicative and pedagogical needs of deaf students provide greater enthusiasm and involvement in the proposed activities. When analyzing the collected data, we identified that science education for deaf students was a great challenge, given the complexity of the environment in which it occurs marked by intercultural encounter. We believe that the work, based on investigative teaching and with diversified activities, favored an articulation between science teaching and the culture of deaf students.

Assunto

Educação, Ciência - Estudo e ensino (Educação de adultos), Astronomia - Estudo e ensino (Educação de adultos), Surdos - Educação, Surdos - Linguagem, Língua brasileira de sinais, Educação intercultural, Educação inclusiva, Inclusão em educação, Aprendizagem por atividades

Palavras-chave

Ciências, Astronomia para surdos, Interculturalidade

Citação

Endereço externo

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por