Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/33410
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O ensino de astronomia para o surdo
Título(s) alternativo(s): Astronomy teaching for the deaf
Autor(es): Juliana Nayara Martins Mesquita
primer Tutor: Juarez Melgaço Valadares
primer miembro del tribunal : Fabiana Quaresma da Costa
Resumen: Considerando a constante busca por uma educação de qualidade ao aluno surdo no Brasil, a pesquisa aborda uma intervenção didático-investigativa sobre astronomia para os surdos. Para tanto, aborda estratégias pedagógicas que auxiliam no ensino de Ciências utilizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como valorização da cultura surda. Os resultados mostraram que a sala de aula transformada em um espaço que contemplou as necessidades comunicativas e pedagógicas dos alunos surdos proporcionam maior entusiasmo e envolvimento nas atividades propostas. Ao se analisar os dados coletados, identificamos que o ensino de ciências para alunos surdos se constituiu num grande desafio, dado a complexidade do ambiente em que ocorre marcado pelo encontro intercultural. Acreditamos que o trabalho, tendo como eixo o ensino investigativo e com atividades diversificadas, favoreceu uma articulação entre o ensino de ciências e a cultura dos alunos surdos.
Abstract: Considering the constant search for quality education for the deaf student in Brazil, the research addresses a didactic-investigative intervention on astronomy for the deaf. To this end, it addresses pedagogical strategies that assist in the teaching of Sciences using the Brazilian Sign Language (Libras) as an appreciation of deaf culture. The results showed that the classroom transformed into a space that contemplated the communicative and pedagogical needs of deaf students provide greater enthusiasm and involvement in the proposed activities. When analyzing the collected data, we identified that science education for deaf students was a great challenge, given the complexity of the environment in which it occurs marked by intercultural encounter. We believe that the work, based on investigative teaching and with diversified activities, favored an articulation between science teaching and the culture of deaf students.
Asunto: Educação
Ciência - Estudo e ensino (Educação de adultos)
Astronomia - Estudo e ensino (Educação de adultos)
Surdos - Educação
Surdos - Linguagem
Língua brasileira de sinais
Educação intercultural
Educação inclusiva
Inclusão em educação
Aprendizagem por atividades
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33410
Fecha del documento: 30-nov-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Educação em Ciências

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
O ENSINO DE ASTRONOMIA PARA O SURDO Juliana Nayara MM pdfa.pdfO ENSINO DE ASTRONOMIA PARA O SURDO1.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.