Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/33410
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | O ensino de astronomia para o surdo |
Título(s) alternativo(s): | Astronomy teaching for the deaf |
Autor(es): | Juliana Nayara Martins Mesquita |
primer Tutor: | Juarez Melgaço Valadares |
primer miembro del tribunal : | Fabiana Quaresma da Costa |
Resumen: | Considerando a constante busca por uma educação de qualidade ao aluno surdo no Brasil, a pesquisa aborda uma intervenção didático-investigativa sobre astronomia para os surdos. Para tanto, aborda estratégias pedagógicas que auxiliam no ensino de Ciências utilizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como valorização da cultura surda. Os resultados mostraram que a sala de aula transformada em um espaço que contemplou as necessidades comunicativas e pedagógicas dos alunos surdos proporcionam maior entusiasmo e envolvimento nas atividades propostas. Ao se analisar os dados coletados, identificamos que o ensino de ciências para alunos surdos se constituiu num grande desafio, dado a complexidade do ambiente em que ocorre marcado pelo encontro intercultural. Acreditamos que o trabalho, tendo como eixo o ensino investigativo e com atividades diversificadas, favoreceu uma articulação entre o ensino de ciências e a cultura dos alunos surdos. |
Abstract: | Considering the constant search for quality education for the deaf student in Brazil, the research addresses a didactic-investigative intervention on astronomy for the deaf. To this end, it addresses pedagogical strategies that assist in the teaching of Sciences using the Brazilian Sign Language (Libras) as an appreciation of deaf culture. The results showed that the classroom transformed into a space that contemplated the communicative and pedagogical needs of deaf students provide greater enthusiasm and involvement in the proposed activities. When analyzing the collected data, we identified that science education for deaf students was a great challenge, given the complexity of the environment in which it occurs marked by intercultural encounter. We believe that the work, based on investigative teaching and with diversified activities, favored an articulation between science teaching and the culture of deaf students. |
Asunto: | Educação Ciência - Estudo e ensino (Educação de adultos) Astronomia - Estudo e ensino (Educação de adultos) Surdos - Educação Surdos - Linguagem Língua brasileira de sinais Educação intercultural Educação inclusiva Inclusão em educação Aprendizagem por atividades |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Educação em Ciências |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33410 |
Fecha del documento: | 30-nov-2019 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Educação em Ciências |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
O ENSINO DE ASTRONOMIA PARA O SURDO Juliana Nayara MM pdfa.pdf | O ENSINO DE ASTRONOMIA PARA O SURDO | 1.8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.