Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/33421
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O gênero receitas como uma ferramenta para o letramento na educação de jovens e adultos
Autor(es): Maria Elisa Lisboa de Carvalho
primer Tutor: Gilmar Moura da Silva
primer miembro del tribunal : Ana Carolina Machado Ferrari
Resumen: Este trabalho apresenta o relato e análise do “Projeto Receitas de Família”, desenvolvido com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da série de alfabetização do Ensino Fundamental. O projeto ocorreu no período da noite em uma escola municipal da cidade de Belo Horizonte. O objetivo do projeto era incentivar o uso da escrita e da leitura, em alguma atividade rotineira da vida dos estudantes, como a cópia de uma receita gastronômica ou a escrita de uma receita de família. Buscou-se verificar também, o quanto o gênero receita, apresenta-se como uma ferramenta no auxílio do letramento para esse público específico. A hipótese é a de que a intimidade dos alunos da EJA com a culinária e naturalmente com as receitas, tornaria essa “barreira” da escrita mais facilmente ultrapassada. Todos os estudantes matriculados na EJA são moradores de um aglomerado da região metropolitana de Belo Horizonte, onde se situa a escola. A faixa etária é 33 a 85 anos de idade. A metodologia ocorreu através de encontros na biblioteca com os alunos, e também, entrevistas com as professoras regentes dessas turmas. Cada encontro possuía uma dinâmica diferente: aula expositiva, vídeo, debate, aulas prática na cozinha, oficina de escrita e confecção de livro de receitas. O projeto foi desenvolvido pela pesquisadora e apoiado por todas as professoras que trabalham no noturno.
Asunto: Educação
Alfabetização de adultos
Letramento
Leitura
Culinária
Fórmulas, receitas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33421
Fecha del documento: 7-dic-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TCC Mª Elisa Lisboa - Ficha de aprovação.pdf584.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons