Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33426
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Anderson Altair Pinheiro de Macedopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4930368588297718pt_BR
dc.creatorRoberta Figueiredo de Souza Guimarãespt_BR
dc.date.accessioned2020-05-12T15:01:21Z-
dc.date.available2020-05-12T15:01:21Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33426-
dc.description.abstractThis paper aims to present the importance of ludic activity in learning, also analyzing how these activities can help the classes of Natural Sciences in elementary school. It is worth noting that through playful activity and play, children form concepts, select ideas, establish logical relationships, integrate perceptions, and make estimates compatible with their physical growth and development. In addition, throughout this article, it is clear that the educational game differs from the pedagogical material, because in addition to containing the playful aspect, can also be used as an alternative to promote an improvement in student performance in certain content considered to be hard learning. Field research has shown that games have been used, as teachers put them as a way to allow students to associate pleasure and learning in the study of concepts, the content itself. The development of cognition, socialization, creativity, imagination, logical reasoning, memory and concentration, etc. can be facilitated.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem o objetivo de apresentar a importância da atividade lúdica na aprendizagem, analisando ainda como estas atividades podem auxiliar as aulas de Ciências Naturais no Ensino Fundamental. Cabe destacar que através da atividade lúdica e do jogo, a criança forma conceitos, seleciona ideias, estabelece relações lógicas, integra percepções, faz estimativas compatíveis com seu crescimento físico e desenvolvimento. Além disso, ao longo deste artigo, percebe-se que o jogo educacional diferencia-se do material pedagógico, pois além de conter o aspecto lúdico, também pode ser utilizado como uma alternativa para promover uma melhora no desempenho dos estudantes em determinados conteúdos considerados de difícil aprendizagem. A pesquisa de campo demonstrou que os jogos vêm sendo utilizados, pois os professores os colocam como forma de permitir ao aluno associar prazer e aprendizagem no estudo dos conceitos, dos conteúdos em si. Pode ser facilitado o desenvolvimento da cognição, da socialização, da criatividade, da imaginação, do raciocínio lógico, da memória e da capacidade de concentração etc.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtividade lúdicapt_BR
dc.subjectEnsino de Ciências Naturaispt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subject.otherCiência -- Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherJogos educativospt_BR
dc.subject.otherBrincadeiraspt_BR
dc.subject.otherAprendizagem por atividadespt_BR
dc.titleA importância do lúdico na aprendizagem: o uso de jogos no ensino de ciências naturaispt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.