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dc.contributor.advisor1Carlos Augusto Novaispt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9852539257432084pt_BR
dc.contributor.referee1Viviane Cássia Maia Trindadept_BR
dc.creatorDébora Fernanda Camilo Vargaspt_BR
dc.date.accessioned2020-05-13T13:37:56Z-
dc.date.available2020-05-13T13:37:56Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33437-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi analisar as experiências vivenciadas pelo público atendido no ano de 2019 em uma Escola de Educação Infantil de Belo Horizonte, crianças de 10 meses a 3 anos e 11 meses, sobre a temática alfabetização e letramento. O intuito foi responder se a referida escola alfabetiza ou não na primeira etapa da educação básica, descrevendo quais ações são realizadas e se há consciência ou não dos docentes em relação à proposta pedagógica dos documentos orientadores da rede municipal de ensino. Dessa forma, busca-se esclarecer uma dúvida recorrente entre muitos professores da rede sobre a alfabetização de crianças tão pequenas. Os pressupostos teóricos dessa pesquisa são perpassados pelos estudos realizados por Magda Soares(2010, 2016, 2018), Emília Ferreiro(1987, 2001), Ana Teberosky(1993), Ana Carolina Brandão e Telma Leal (2011) e outros teóricos sobre a aprendizagem e aquisição da língua escrita e da leitura, seus usos e funções sociais. Os recursos metodológicos utilizados foram de caráter qualitativo: a pesquisa bibliográfica, a observação naturalista, um questionário em formulário digital e rodas de conversa com os profissionais da instituição. Conhecer a escola através de um breve histórico, ressaltando os desafios/realidade e os profissionais ali atuantes, assim como as Proposições Curriculares mostrou-se essencial para compreender as práticas realizadas. Na EMEI analisada os professores não encontram respaldo claro nas Proposições Curriculares, porém consideram que, exercendo a premissa de garantir à criança múltiplas experiências e oportunidades nas diversas linguagens exploradas, estão no começo do processo de alfabetização e letramento. A formação continuada através do estudo proposto pelo PNAIC dos cadernos Leitura e escrita na educação infantil do Ceale, mostrou-se essencial no desenvolvimento de atividades voltadas a temática pesquisada. Destacou-se, dentre todas as atividades observadas, a leitura de diversos gêneros e a contação de história. O trabalho realizado com o nome próprio foi relevante nas atividades de alfabetização. Considerando que a criança aprende enquanto vive e que desde a mais tenra idade estamos imersos em um meio social e cultural que está repleto de possibilidades de aprendizagem, a Educação Infantil mostra-se como um dos espaços de vivência das crianças e as ações ali realizadas são, portanto, parte do processo de alfabetização e letramento.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetização e letramentopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectProposições curricularespt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.subject.otherCurrículospt_BR
dc.titleAlfabetização e letramento na educação infantil: análise da prática docente em uma escola de educação infantil de Belo Horizontept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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