Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/33437
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Carlos Augusto Novais | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9852539257432084 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Viviane Cássia Maia Trindade | pt_BR |
dc.creator | Débora Fernanda Camilo Vargas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-05-13T13:37:56Z | - |
dc.date.available | 2020-05-13T13:37:56Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/33437 | - |
dc.description.resumo | O objetivo desta pesquisa foi analisar as experiências vivenciadas pelo público atendido no ano de 2019 em uma Escola de Educação Infantil de Belo Horizonte, crianças de 10 meses a 3 anos e 11 meses, sobre a temática alfabetização e letramento. O intuito foi responder se a referida escola alfabetiza ou não na primeira etapa da educação básica, descrevendo quais ações são realizadas e se há consciência ou não dos docentes em relação à proposta pedagógica dos documentos orientadores da rede municipal de ensino. Dessa forma, busca-se esclarecer uma dúvida recorrente entre muitos professores da rede sobre a alfabetização de crianças tão pequenas. Os pressupostos teóricos dessa pesquisa são perpassados pelos estudos realizados por Magda Soares(2010, 2016, 2018), Emília Ferreiro(1987, 2001), Ana Teberosky(1993), Ana Carolina Brandão e Telma Leal (2011) e outros teóricos sobre a aprendizagem e aquisição da língua escrita e da leitura, seus usos e funções sociais. Os recursos metodológicos utilizados foram de caráter qualitativo: a pesquisa bibliográfica, a observação naturalista, um questionário em formulário digital e rodas de conversa com os profissionais da instituição. Conhecer a escola através de um breve histórico, ressaltando os desafios/realidade e os profissionais ali atuantes, assim como as Proposições Curriculares mostrou-se essencial para compreender as práticas realizadas. Na EMEI analisada os professores não encontram respaldo claro nas Proposições Curriculares, porém consideram que, exercendo a premissa de garantir à criança múltiplas experiências e oportunidades nas diversas linguagens exploradas, estão no começo do processo de alfabetização e letramento. A formação continuada através do estudo proposto pelo PNAIC dos cadernos Leitura e escrita na educação infantil do Ceale, mostrou-se essencial no desenvolvimento de atividades voltadas a temática pesquisada. Destacou-se, dentre todas as atividades observadas, a leitura de diversos gêneros e a contação de história. O trabalho realizado com o nome próprio foi relevante nas atividades de alfabetização. Considerando que a criança aprende enquanto vive e que desde a mais tenra idade estamos imersos em um meio social e cultural que está repleto de possibilidades de aprendizagem, a Educação Infantil mostra-se como um dos espaços de vivência das crianças e as ações ali realizadas são, portanto, parte do processo de alfabetização e letramento. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização e letramento | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Proposições curriculares | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.other | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.other | Letramento | pt_BR |
dc.subject.other | Currículos | pt_BR |
dc.title | Alfabetização e letramento na educação infantil: análise da prática docente em uma escola de educação infantil de Belo Horizonte | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Débora Vargas Versão final 2020.pdf | 5.28 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.