Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/33438
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Acolhimento na Escola Municipal Moysés Kalil: cuidados, encantamentos e tensões na relação família e escola |
Authors: | Delza dos Santos Gonçalves |
First Advisor: | Tânia Aretuza Ambrizi Gebara |
First Referee: | Maria Elisa Grossi |
Abstract: | O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo refletir sobre as formas de acolhimento e participação das famílias na Escola Municipal Moysés Kalil, situada no município de Belo Horizonte, no bairro Mantiqueira. A escola pertence à Rede Municipal de Educação e a partir de 2019 teve início a sua oferta de vagas em cinco turmas de Educação Infantil em cada turno (manhã e tarde). Concordando com TIBA (2002), entende-se que o ambiente escolar deve ser uma instituição que complemente o ambiente familiar do educando, e por isso devem ser agradáveis e geradores de afetos. Assim, o presente estudo também busca refletir sobre esses desafios, por meio de uma metodologia qualitativa. Para investigar as formas como acontece o acolhimento das crianças e a participação das famílias nisso, foi elaborado um questionário organizado em duas partes, contendo o perfil das famílias, como foi sua acolhida e participação na escola investigada. Além disso, foi realizada uma breve análise sobre como as famílias veem a escola possibilitando a compreensão de aspectos que poderiam ser aprimorados para qualificar a relação entre ambas as instituições. Os principais referenciais teóricos utilizados foram: CURY (2003); TIBA (2006) e ZAGURY (2006). Os resultados alcançados por meio dos questionários possibilitaram a identificação do perfil das famílias e suas demandas. A partir do Plano de Ação, foram realizadas intervenções junto às famílias e às crianças em formato de oficinas, no espaço da instituição e em momentos de confraternização, cultivando uma convivência respeitosa e digna, tendo o espaço da escola como referência. |
Subject: | Educação Educação de crianças Família Lar e escola Prática de ensino Escolas - Organização e administração Escola Municipal Moyses Kalil |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33438 |
Issue Date: | 7-Dec-2019 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc Delza final 2.1.pdf | 3.32 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.