Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33438
Type: Monografia (especialização)
Title: Acolhimento na Escola Municipal Moysés Kalil: cuidados, encantamentos e tensões na relação família e escola
Authors: Delza dos Santos Gonçalves
First Advisor: Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
First Referee: Maria Elisa Grossi
Abstract: O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo refletir sobre as formas de acolhimento e participação das famílias na Escola Municipal Moysés Kalil, situada no município de Belo Horizonte, no bairro Mantiqueira. A escola pertence à Rede Municipal de Educação e a partir de 2019 teve início a sua oferta de vagas em cinco turmas de Educação Infantil em cada turno (manhã e tarde). Concordando com TIBA (2002), entende-se que o ambiente escolar deve ser uma instituição que complemente o ambiente familiar do educando, e por isso devem ser agradáveis e geradores de afetos. Assim, o presente estudo também busca refletir sobre esses desafios, por meio de uma metodologia qualitativa. Para investigar as formas como acontece o acolhimento das crianças e a participação das famílias nisso, foi elaborado um questionário organizado em duas partes, contendo o perfil das famílias, como foi sua acolhida e participação na escola investigada. Além disso, foi realizada uma breve análise sobre como as famílias veem a escola possibilitando a compreensão de aspectos que poderiam ser aprimorados para qualificar a relação entre ambas as instituições. Os principais referenciais teóricos utilizados foram: CURY (2003); TIBA (2006) e ZAGURY (2006). Os resultados alcançados por meio dos questionários possibilitaram a identificação do perfil das famílias e suas demandas. A partir do Plano de Ação, foram realizadas intervenções junto às famílias e às crianças em formato de oficinas, no espaço da instituição e em momentos de confraternização, cultivando uma convivência respeitosa e digna, tendo o espaço da escola como referência.
Subject: Educação
Educação de crianças
Família
Lar e escola
Prática de ensino
Escolas - Organização e administração
Escola Municipal Moyses Kalil
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33438
Issue Date: 7-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc Delza final 2.1.pdf3.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.