Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33439
Type: Monografia (especialização)
Title: Perfil das famílias de uma escola de educação infantil a partir de uma análise das fichas de anamnese
Authors: Marion Patricia Ribeiro
First Advisor: Paulo Henrique de Queiroz Nogueira
First Referee: Kassiane dos Santos Oliveira
Abstract: O objetivo desta pesquisa foi abordar o Perfil das Famílias através de análise documental utilizando a Ficha Individual da Criança - Educação Infantil (Anamnese) das crianças das faixas etárias um-dois; dois-três; três-quatro; quatro-cinco e cinco-seis anos da Escola Municipal de Educação Infantil São Marcos. A intenção da pesquisa é conhecer as famílias atendidas para que se possa vir a fortalecer a relação escola-família. Permitindo, assim, obter um melhor conhecimento dos contextos de vida dessas crianças, permitindo entender as especificidades de cada família, do ambiente e do entorno em que vivem. Esse perfil poderá vir a auxiliar a equipe pedagógica da escola com subsídios para o trabalho realizado com as crianças. As fichas foram separadas por faixa etária e foram analisadas cento e cinco fichas como minha fonte de pesquisa, ficando minha amostragem em 28,37% dos formulários lidos. Foi necessário consultar a Pasta de Matricula da Educação Infantil das crianças para verificar a raça declarada por seus pais no momento da matrícula, dado importante que poderia interferir na análise final. A porcentagem dos gráficos foi obtida baseada no número total de crianças que participaram do preenchimento das fichas e estavam matriculadas na escola quando os dados foram coletados. Os dados coletados sobre as famílias permitiram detectar que a ficha precisa de algumas modificações visto que o objetivo dessa ficha é auxiliar a professora e coordenação pedagógica conhecer melhor a criança e as especificidades da família que podem influenciar na aprendizagem da criança. Palavras-chave: Perfil das Famílias. Ficha Individual da criança- Educação Infantil. Escola
Abstract: The purpouse of this research was to approach the Family Profile through documental analysis using the Individual Child Record - Child Education (Anamnesis) of children from one-two age groups; two three years old; three four years old; four-five and five-six years of São Marcos Municipal School of Primary Education. The intention of this research is to know the families served to strengthen the school-family relationship. By this research we are going to have a better knowledge of life contexts of these children, and be able to understand the specificities of each family, and the environment in which they live as whole. This profile may help the school's pedagogical team with subsidies for the work that was done with the children. The records were separated by age group and one hundred and five records were analyzed as my research source, my sample being in 28.37% of the forms read. It was necessary to consult the children's Early Education Enrollment Folder to verify the race declared by their parents at the time of enrollment, something that could interfer in the final analysis. The percentage of the graphs was obtained based on the total number of children who participated in filing forms and were enrolled in school when data were collected. The obtained data about the families, allowed us to detect that the form needs some modifications, since the purpose of this form is to help the teacher and pedagogical coordination to know the child better and the family specificities that may influence the child's learning. Key words: Families’ Profile. Individual Child’s Record- Primary Education. School.
Subject: Educação
Família
Educação de crianças
Integração escolar
Lar e escola
Anamnese
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33439
Issue Date: 7-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.