Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/33449
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Abordagem do efeito antioxidante da vitamina C a partir de atividades investigativas |
Título(s) alternativo(s): | Approach to the antioxidant effect of vitamin C from investigative activities |
Autor(es): | Nero Lopes da Cruz |
Primeiro Orientador: | Roberta Guimarães Corrêa |
Primeiro membro da banca : | Monique Aline Ribeiro dos Santos |
Resumo: | Os conteúdos da Eletroquímica explicam diversos fenômenos e processos químicos importantes. No entanto, algumas pesquisas mostram que os conteúdos de Eletroquímica são considerados difíceis e complexos para professores e estudantes, dificultando o processo de ensino e aprendizagem. Considerando a importância e a complexidade do ensino de Eletroquímica e o potencial da abordagem investigativa, este trabalho apresenta os resultados da aplicação de uma sequência didática de caráter investigativo sobre conteúdos de Eletroquímica para alunos do segundo ano do Ensino Médio. Neste trabalho apresentamos os resultados e a análise das respostas dos alunos em relação ao fenômeno de oxidação dos alimentos e o uso da vitamina C (ácido ascórbico) como antioxidante. Os resultados mostraram que atividades investigativas contribuem para a aprendizagem de conteúdos básicos de Eletroquímica e também possibilitam a abordagem de temas relevantes como aditivos químicos. |
Abstract: | Electrochemistry contents explain several important phenomena and chemical processes. However, some researches shows that Electrochemistry contents are considered difficult and complex for teachers and students, making the teaching and learning process difficult. Considering the importance and complexity of teaching electrochemistry and the potential of the investigative approach, this paper presents the results of the application of an investigative didactic sequence about Electrochemistry contents for students of the second year of high school. In this paper we present the results and analysis of student responses to the phenomenon of food oxidation and the use of vitamin C (ascorbic acid) as an antioxidant. The results showed that investigative activities contribute to the learning of basic electrochemistry content and also make it possible to address relevant topics such as chemical additives. |
Assunto: | Educação Química - Estudo e ensino (Ensino médio) Química - Métodos experimentais Eletroquímica - Estudo e ensino ( Ensino médio) Vitamina C - Estudo e ensino (Ensino médio) Ciências (Ensino médio) - Métodos experimentais |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Educação em Ciências |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33449 |
Data do documento: | 30-Nov-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação em Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Abordagem do efeito antioxidante da vitamina C a partir de atividades investigativas.pdf | 2.28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.