Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33449
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Roberta Guimarães Corrêapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8887214323875475pt_BR
dc.contributor.referee1Monique Aline Ribeiro dos Santospt_BR
dc.creatorNero Lopes da Cruzpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/944919131095809pt_BR
dc.date.accessioned2020-05-14T12:20:22Z-
dc.date.available2020-05-14T12:20:22Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33449-
dc.description.abstractElectrochemistry contents explain several important phenomena and chemical processes. However, some researches shows that Electrochemistry contents are considered difficult and complex for teachers and students, making the teaching and learning process difficult. Considering the importance and complexity of teaching electrochemistry and the potential of the investigative approach, this paper presents the results of the application of an investigative didactic sequence about Electrochemistry contents for students of the second year of high school. In this paper we present the results and analysis of student responses to the phenomenon of food oxidation and the use of vitamin C (ascorbic acid) as an antioxidant. The results showed that investigative activities contribute to the learning of basic electrochemistry content and also make it possible to address relevant topics such as chemical additives.pt_BR
dc.description.resumoOs conteúdos da Eletroquímica explicam diversos fenômenos e processos químicos importantes. No entanto, algumas pesquisas mostram que os conteúdos de Eletroquímica são considerados difíceis e complexos para professores e estudantes, dificultando o processo de ensino e aprendizagem. Considerando a importância e a complexidade do ensino de Eletroquímica e o potencial da abordagem investigativa, este trabalho apresenta os resultados da aplicação de uma sequência didática de caráter investigativo sobre conteúdos de Eletroquímica para alunos do segundo ano do Ensino Médio. Neste trabalho apresentamos os resultados e a análise das respostas dos alunos em relação ao fenômeno de oxidação dos alimentos e o uso da vitamina C (ácido ascórbico) como antioxidante. Os resultados mostraram que atividades investigativas contribuem para a aprendizagem de conteúdos básicos de Eletroquímica e também possibilitam a abordagem de temas relevantes como aditivos químicos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVitamina Cpt_BR
dc.subjectAditivos químicospt_BR
dc.subjectEletroquímicapt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherQuímica - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subject.otherQuímica - Métodos experimentaispt_BR
dc.subject.otherEletroquímica - Estudo e ensino ( Ensino médio)pt_BR
dc.subject.otherVitamina C - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subject.otherCiências (Ensino médio) - Métodos experimentaispt_BR
dc.titleAbordagem do efeito antioxidante da vitamina C a partir de atividades investigativaspt_BR
dc.title.alternativeApproach to the antioxidant effect of vitamin C from investigative activitiespt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Abordagem do efeito antioxidante da vitamina C a partir de atividades investigativas.pdf2.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.