Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33460
Type: Monografia (especialização)
Title: Compartilhado vivências: qualificando o acesso e o uso da biblioteca escolar para os alunos da Educação de Jovens e Adultos
Authors: Juliana Alves Moreira
First Advisor: Carlos Augusto Novais
First Referee: Leila Cristina Barros
Abstract: Este trabalho tem origem no Plano de Ação que se orientou para a qualificação do acesso e uso da biblioteca escolar para os alunos da Educação de Jovens e Adultos EJA a partir dos pressupostos da alfabetização, letramento e leitura como prática social que se efetiva em momentos de vivência e convivência como preconizado em Britto (2012), Rigoleto e Di Giorgi (2009) e Soares (2017). Objetivou, também, o ensino/aprendizagem da leitura e do leitor de forma parceira, ou seja, integrada à sala de aula para situar, organizar e potencializar o acesso e uso da biblioteca escolar no contínuo movimento aludido por Arena (2009) de ensinar a ler e ensinar a leitura. Constituiu se, ainda, como desafio prático oriundo dos apontamentos da dissertação de mestrado que concluí em 2015, para propor e efetivar uma prática mediativa bibliotecária que seja mais pedagógica e educativa. Os momentos de vivência e convivência foram organizados em 5 distintas rodas de leitura, definidas a partir do plano de aula da professora de português e literatura das 5 turmas de uma escola municipal de Belo Horizonte. Intercaladas com a apuração dos questionários inicial e de avaliação aplicados, bem como com os atendimentos efetuados no intervalo semanal das rodas previamente agendadas, foi possível observar mudanças quanto às possibilidades de acessar e utilizar o espaço da biblioteca escolar. Os participantes, que muito raramente recorriam à biblioteca para a tradicional realização de empréstimos de livros literários ou para visitas esporádicas tutoradas pelo professor, reagiram positivamente à proposta e puderam experienciar uma ação mais qualificada de acesso e uso da biblioteca escolar.
Subject: Leitura
Alfabetização
Letramento
Bibliotecas escolares
Educação de adultos
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33460
Issue Date: 7-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Versão Final alt para envio.pdf1.43 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons