Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33489
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Administração estratégica na micro e pequena empresa do setor comercial
Autor(es): Isabel Matilde dos Santos Pereira
Primeiro Orientador: Walkíria França Vieira e Teixeira
Resumo: A administração estratégica se apresenta uma ferramenta valiosa, pois permite estabelecer um processo contínuo de interação da empresa com seus ambientes internos e externos, possibilitando definir objetivos, identificar potencialidades e orientar decisões no sentido de viabilizar a melhor gestão e aproveitamento dos recursos disponíveis. Devido a esta ferramenta ser pouco utilizada pelas pequenas empresas, que encontram dificuldade na sua interpretação e aplicação, este trabalho objetivou apresentar a metodologia de administração estratégica às pequenas empresas, principalmente àquelas que atuam no setor comercial, através da exposição do método de elaboração da estratégia e das ferramentas que auxiliam neste processo. Este trabalho também expôs a aplicação dos conceitos por meio da análise de uma pequena empresa na qual, utilizando-se da administração estratégica foram interpostas ações corretivas com o objetivo de estruturar a gestão empresarial desta pequena empresa comercial. Através da exposição bibliográfica foram apresentados os principais conceitos que constituem o processo de administração estratégica, assim como, as suas teorias e etapas: diagnóstico, análise, formulação, implantação e controle. Estes conceitos orientaram o desenvolvimento de estratégias e decisões que foram aplicadas à empresa objeto deste projeto. Na conclusão, constatou-se que a competitividade advinda da globalização e a necessidade de sobrevivência das micro e pequenas empresas comerciais exigem a implantação de ferramentas administrativas que possibilitem uma melhor gestão dos recursos e habilidades disponíveis, tornando possível superar as ameaças encontradas no mercado e convertê-las em oportunidades para uma empresa e que a administração estratégica é uma ferramenta que pode ser aplicada as pequenas empresas neste propósito.
Assunto: Administração de empresas
Planejamento estratégico
Pequenas e médias empresas -- Organização e administração
Administração comercial
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Gestão de Instituiçoes Federais de Educação Superior
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33489
Data do documento: 14-Dez-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISABEL MATILDE DOS SANTOS PEREIRA- UFMG FINAL (2).pdf798.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons