Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33489
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Walkíria França Vieira e Teixeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6465909371454991pt_BR
dc.creatorIsabel Matilde dos Santos Pereirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2590755747989027pt_BR
dc.date.accessioned2020-05-18T15:09:07Z-
dc.date.available2020-05-18T15:09:07Z-
dc.date.issued2019-12-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33489-
dc.description.resumoA administração estratégica se apresenta uma ferramenta valiosa, pois permite estabelecer um processo contínuo de interação da empresa com seus ambientes internos e externos, possibilitando definir objetivos, identificar potencialidades e orientar decisões no sentido de viabilizar a melhor gestão e aproveitamento dos recursos disponíveis. Devido a esta ferramenta ser pouco utilizada pelas pequenas empresas, que encontram dificuldade na sua interpretação e aplicação, este trabalho objetivou apresentar a metodologia de administração estratégica às pequenas empresas, principalmente àquelas que atuam no setor comercial, através da exposição do método de elaboração da estratégia e das ferramentas que auxiliam neste processo. Este trabalho também expôs a aplicação dos conceitos por meio da análise de uma pequena empresa na qual, utilizando-se da administração estratégica foram interpostas ações corretivas com o objetivo de estruturar a gestão empresarial desta pequena empresa comercial. Através da exposição bibliográfica foram apresentados os principais conceitos que constituem o processo de administração estratégica, assim como, as suas teorias e etapas: diagnóstico, análise, formulação, implantação e controle. Estes conceitos orientaram o desenvolvimento de estratégias e decisões que foram aplicadas à empresa objeto deste projeto. Na conclusão, constatou-se que a competitividade advinda da globalização e a necessidade de sobrevivência das micro e pequenas empresas comerciais exigem a implantação de ferramentas administrativas que possibilitem uma melhor gestão dos recursos e habilidades disponíveis, tornando possível superar as ameaças encontradas no mercado e convertê-las em oportunidades para uma empresa e que a administração estratégica é uma ferramenta que pode ser aplicada as pequenas empresas neste propósito.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão de Instituiçoes Federais de Educação Superiorpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAdministração estratégicapt_BR
dc.subjectMicro e pequena empresa comercialpt_BR
dc.subject.otherAdministração de empresaspt_BR
dc.subject.otherPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subject.otherPequenas e médias empresas -- Organização e administraçãopt_BR
dc.subject.otherAdministração comercialpt_BR
dc.titleAdministração estratégica na micro e pequena empresa do setor comercialpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ISABEL MATILDE DOS SANTOS PEREIRA- UFMG FINAL (2).pdf798.45 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons