Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/33499
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Prática de letramento literário numa escola pública da rede municipal de educação de Belo Horizonte |
Autor(es): | Valdirene Santos Lourenço |
Primeiro Orientador: | Aliene Araújo Villaça |
Primeiro membro da banca : | Darli de Souza Dias |
Resumo: | O texto literário é uma ferramenta utilizada para a apropriação da língua escrita e para a formação do leitor em uma sociedade que requer sujeitos participativos e que saibam utilizar o que se aprende na escola nos diversos setores sociais. Buscou-se uma abordagem para trabalhar o texto literário a partir de uma atividade trazida pelo livro didático, na perspectiva do letramento e analisou-se o uso de recursos para estimular a leitura e a escrita de textos poéticos como a música, a roda de conversa, a ilustração e o registro. Portanto, considerou-se necessário incentivar a participação dos alunos e promover a reflexão sobre as suas histórias de vida e analisar as falas relacionadas às suas emoções. Pensou-se, então, em um Plano de Ação que promovesse o ensino a partir do texto poético e auxiliasse o professor em sua prática pedagógica. As atividades elaboradas estão ancoradas na perspectiva do letramento literário, que tem como finalidade promover o contato do leitor com o texto, em vários suportes e nos diversos ambientes dentro e fora da escola. À medida que o trabalho evoluía, verificou-se que os textos literários, aliados a música, podem tanto aproximar texto e leitor quanto distanciá-los. Mas a mesma estratégia pode auxiliar o aprendizado e o contato dos estudantes com outros ritmos que fazem parte do repertório de outros sujeitos inseridos em um mesmo contexto social. Outras estratégias de ensino como a escrita da autobiografia e do autorretrato, deram ao trabalho legitimidade ao trazer para as aulas de literatura algo que representasse cada aluno. Por fim, constata-se que a prática pedagógica faz sentido para o aluno quando o mesmo se vê como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem e que as relações entre poesia e escola requerem um olhar atento dos mediadores de leitura além de maior espaço e tempo nos planejamentos escolares para que o letramento literário se efetive. |
Assunto: | Letramento Literatura Poesia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33499 |
Data do documento: | 7-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
valdirene - tcc 11 12 19.pdf | 2.46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.