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http://hdl.handle.net/1843/33499
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Aliene Araújo Villaça | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5009941617015987 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Darli de Souza Dias | pt_BR |
dc.creator | Valdirene Santos Lourenço | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-05-19T14:43:01Z | - |
dc.date.available | 2020-05-19T14:43:01Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/33499 | - |
dc.description.resumo | O texto literário é uma ferramenta utilizada para a apropriação da língua escrita e para a formação do leitor em uma sociedade que requer sujeitos participativos e que saibam utilizar o que se aprende na escola nos diversos setores sociais. Buscou-se uma abordagem para trabalhar o texto literário a partir de uma atividade trazida pelo livro didático, na perspectiva do letramento e analisou-se o uso de recursos para estimular a leitura e a escrita de textos poéticos como a música, a roda de conversa, a ilustração e o registro. Portanto, considerou-se necessário incentivar a participação dos alunos e promover a reflexão sobre as suas histórias de vida e analisar as falas relacionadas às suas emoções. Pensou-se, então, em um Plano de Ação que promovesse o ensino a partir do texto poético e auxiliasse o professor em sua prática pedagógica. As atividades elaboradas estão ancoradas na perspectiva do letramento literário, que tem como finalidade promover o contato do leitor com o texto, em vários suportes e nos diversos ambientes dentro e fora da escola. À medida que o trabalho evoluía, verificou-se que os textos literários, aliados a música, podem tanto aproximar texto e leitor quanto distanciá-los. Mas a mesma estratégia pode auxiliar o aprendizado e o contato dos estudantes com outros ritmos que fazem parte do repertório de outros sujeitos inseridos em um mesmo contexto social. Outras estratégias de ensino como a escrita da autobiografia e do autorretrato, deram ao trabalho legitimidade ao trazer para as aulas de literatura algo que representasse cada aluno. Por fim, constata-se que a prática pedagógica faz sentido para o aluno quando o mesmo se vê como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem e que as relações entre poesia e escola requerem um olhar atento dos mediadores de leitura além de maior espaço e tempo nos planejamentos escolares para que o letramento literário se efetive. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Letramento Literário | pt_BR |
dc.subject | Poesia | pt_BR |
dc.subject.other | Letramento | pt_BR |
dc.subject.other | Literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Poesia | pt_BR |
dc.title | Prática de letramento literário numa escola pública da rede municipal de educação de Belo Horizonte | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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valdirene - tcc 11 12 19.pdf | 2.46 MB | Adobe PDF | View/Open |
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