Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33499
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dc.contributor.advisor1Aliene Araújo Villaçapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5009941617015987pt_BR
dc.contributor.referee1Darli de Souza Diaspt_BR
dc.creatorValdirene Santos Lourençopt_BR
dc.date.accessioned2020-05-19T14:43:01Z-
dc.date.available2020-05-19T14:43:01Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33499-
dc.description.resumoO texto literário é uma ferramenta utilizada para a apropriação da língua escrita e para a formação do leitor em uma sociedade que requer sujeitos participativos e que saibam utilizar o que se aprende na escola nos diversos setores sociais. Buscou-se uma abordagem para trabalhar o texto literário a partir de uma atividade trazida pelo livro didático, na perspectiva do letramento e analisou-se o uso de recursos para estimular a leitura e a escrita de textos poéticos como a música, a roda de conversa, a ilustração e o registro. Portanto, considerou-se necessário incentivar a participação dos alunos e promover a reflexão sobre as suas histórias de vida e analisar as falas relacionadas às suas emoções. Pensou-se, então, em um Plano de Ação que promovesse o ensino a partir do texto poético e auxiliasse o professor em sua prática pedagógica. As atividades elaboradas estão ancoradas na perspectiva do letramento literário, que tem como finalidade promover o contato do leitor com o texto, em vários suportes e nos diversos ambientes dentro e fora da escola. À medida que o trabalho evoluía, verificou-se que os textos literários, aliados a música, podem tanto aproximar texto e leitor quanto distanciá-los. Mas a mesma estratégia pode auxiliar o aprendizado e o contato dos estudantes com outros ritmos que fazem parte do repertório de outros sujeitos inseridos em um mesmo contexto social. Outras estratégias de ensino como a escrita da autobiografia e do autorretrato, deram ao trabalho legitimidade ao trazer para as aulas de literatura algo que representasse cada aluno. Por fim, constata-se que a prática pedagógica faz sentido para o aluno quando o mesmo se vê como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem e que as relações entre poesia e escola requerem um olhar atento dos mediadores de leitura além de maior espaço e tempo nos planejamentos escolares para que o letramento literário se efetive.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLetramento Literáriopt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.subject.otherLiteraturapt_BR
dc.subject.otherPoesiapt_BR
dc.titlePrática de letramento literário numa escola pública da rede municipal de educação de Belo Horizontept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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