Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33503
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dc.contributor.advisor1Gilcinei Teodoro Carvalhopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4671054290421564pt_BR
dc.contributor.referee1Valéria Resende Barbosapt_BR
dc.creatorRubia Nelí Perdigão Alvespt_BR
dc.date.accessioned2020-05-20T12:41:34Z-
dc.date.available2020-05-20T12:41:34Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33503-
dc.description.resumoDiante da inquietude e insatisfação promovidas ao devolver ‘redações’ aos estudantes sem possibilitar que refletissem e revisassem seus textos com a intenção de aprimorá-los, surgiu esta proposta de estudo sobre estratégias de revisões textuais. O estudo foi desenvolvido em uma escola da rede municipal de Belo Horizonte. O objetivo principal desta pesquisa foi investigar se a produção de texto dos estudantes do 2º ano do 1º ciclo se beneficia com a adoção de certas estratégias de revisões textuais e intervenções, a partir da avaliação da versão inicial do texto da própria criança, do colega ou coletiva. Para isso se fez necessário propor a produção de textos significativos e contextualizados nos quais a revisão e a reescrita fizessem parte de uma concepção processual de texto. Foram considerados autores como Fiad (2006), Brandão (2007) e Vieira e Costa Val (2005), para fundamentar a pesquisa. Nessa pesquisa qualitativa, que se caracteriza como pesquisa-ação pelo fato de a professora regente deste 2º ano do 1º ciclo ser também pesquisadora que analisa as diferentes estratégias de revisão textual que foram aplicadas. A intervenção por meio do diálogo entre alunos-escritores e professora-pesquisadora permeou todas as estratégias de revisão e reescrita investigadas. O estudo apontou que houve benefícios na adoção de diferentes estratégias de revisão em produções processuais de textos, os quais podem ser percebidos entre as versões iniciais e finais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectRevisãopt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectReescritapt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subject.otherEducação infantilpt_BR
dc.subject.otherCrianças - Escritapt_BR
dc.subject.otherRevisão de textospt_BR
dc.subject.otherProdução de textospt_BR
dc.subject.otherRedaçãopt_BR
dc.subject.otherEscrita - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleEstratégias de revisão e reescrita no 2º ano do 1º ciclo em uma perspectiva de produção de texto como processopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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