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http://hdl.handle.net/1843/33503
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Gilcinei Teodoro Carvalho | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4671054290421564 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Valéria Resende Barbosa | pt_BR |
dc.creator | Rubia Nelí Perdigão Alves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-05-20T12:41:34Z | - |
dc.date.available | 2020-05-20T12:41:34Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/33503 | - |
dc.description.resumo | Diante da inquietude e insatisfação promovidas ao devolver ‘redações’ aos estudantes sem possibilitar que refletissem e revisassem seus textos com a intenção de aprimorá-los, surgiu esta proposta de estudo sobre estratégias de revisões textuais. O estudo foi desenvolvido em uma escola da rede municipal de Belo Horizonte. O objetivo principal desta pesquisa foi investigar se a produção de texto dos estudantes do 2º ano do 1º ciclo se beneficia com a adoção de certas estratégias de revisões textuais e intervenções, a partir da avaliação da versão inicial do texto da própria criança, do colega ou coletiva. Para isso se fez necessário propor a produção de textos significativos e contextualizados nos quais a revisão e a reescrita fizessem parte de uma concepção processual de texto. Foram considerados autores como Fiad (2006), Brandão (2007) e Vieira e Costa Val (2005), para fundamentar a pesquisa. Nessa pesquisa qualitativa, que se caracteriza como pesquisa-ação pelo fato de a professora regente deste 2º ano do 1º ciclo ser também pesquisadora que analisa as diferentes estratégias de revisão textual que foram aplicadas. A intervenção por meio do diálogo entre alunos-escritores e professora-pesquisadora permeou todas as estratégias de revisão e reescrita investigadas. O estudo apontou que houve benefícios na adoção de diferentes estratégias de revisão em produções processuais de textos, os quais podem ser percebidos entre as versões iniciais e finais. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Produção textual | pt_BR |
dc.subject | Revisão | pt_BR |
dc.subject | Mediação | pt_BR |
dc.subject | Reescrita | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject.other | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.other | Crianças - Escrita | pt_BR |
dc.subject.other | Revisão de textos | pt_BR |
dc.subject.other | Produção de textos | pt_BR |
dc.subject.other | Redação | pt_BR |
dc.subject.other | Escrita - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Estratégias de revisão e reescrita no 2º ano do 1º ciclo em uma perspectiva de produção de texto como processo | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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