Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/33516
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Débora Mariz | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6249462845493802 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Alexandre Gomes Soares | pt_BR |
dc.creator | Myria Xavier da Silveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-05-22T01:05:10Z | - |
dc.date.available | 2020-05-22T01:05:10Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/33516 | - |
dc.description.resumo | Este estudo realizado em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, apresenta um Plano de Ação que tem como objetivo favorecer o reconhecimento dos educandos da Educação de Jovens e Adultos - EJA como sujeitos socioculturais atuantes e agentes de múltiplos letramentos. Para isso foi desenvolvida uma sequência didática por meio de atividades de leitura para análise do discurso e da produção de fanzine para expressão espontânea e democrática dos temas discutidos em sala de aula, tendo como referência a letra de uma canção que realça o diálogo entre a realidade cotidiana dos educandos e o contexto sociocultural e histórico no qual estão inseridos. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, de abordagem sociocrítica e do conceito de letramento como prática social, considerando a pluralidade de saberes e o uso da linguagem não só pelo seu elemento cognitivo, mas também pelo seu caráter social, histórico e político. Dentre as contribuições teóricas estão Arroyo (2005), Brandão (1999), Paulo Freire (1989), Libâneo (2005), Magalhães (2005), Pineau (2012), Magda Soares (2006), autores cujas ideias norteiam a base metodológica das atividades desenvolvidas durante as aulas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Diversidade Cultural | pt_BR |
dc.subject.other | Alfabetização de adultos | pt_BR |
dc.subject.other | Linguagem e educação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação musical | pt_BR |
dc.title | Práticas de letramento na EJA: a dimensão social da linguagem pela releitura de uma canção | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PLANO MYRIAJ2_ACAO_OFICIAL_ACPP revisado.pdf | 1.73 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.