Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33516
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Débora Marizpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6249462845493802pt_BR
dc.contributor.referee1Alexandre Gomes Soarespt_BR
dc.creatorMyria Xavier da Silveirapt_BR
dc.date.accessioned2020-05-22T01:05:10Z-
dc.date.available2020-05-22T01:05:10Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33516-
dc.description.resumoEste estudo realizado em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, apresenta um Plano de Ação que tem como objetivo favorecer o reconhecimento dos educandos da Educação de Jovens e Adultos - EJA como sujeitos socioculturais atuantes e agentes de múltiplos letramentos. Para isso foi desenvolvida uma sequência didática por meio de atividades de leitura para análise do discurso e da produção de fanzine para expressão espontânea e democrática dos temas discutidos em sala de aula, tendo como referência a letra de uma canção que realça o diálogo entre a realidade cotidiana dos educandos e o contexto sociocultural e histórico no qual estão inseridos. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, de abordagem sociocrítica e do conceito de letramento como prática social, considerando a pluralidade de saberes e o uso da linguagem não só pelo seu elemento cognitivo, mas também pelo seu caráter social, histórico e político. Dentre as contribuições teóricas estão Arroyo (2005), Brandão (1999), Paulo Freire (1989), Libâneo (2005), Magalhães (2005), Pineau (2012), Magda Soares (2006), autores cujas ideias norteiam a base metodológica das atividades desenvolvidas durante as aulas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectDiversidade Culturalpt_BR
dc.subject.otherAlfabetização de adultospt_BR
dc.subject.otherLinguagem e educaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação musicalpt_BR
dc.titlePráticas de letramento na EJA: a dimensão social da linguagem pela releitura de uma cançãopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PLANO MYRIAJ2_ACAO_OFICIAL_ACPP revisado.pdf1.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.