Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/33560
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Relação família e escola: expectativas das famílias em relação aos processos de ensino e aprendizagem de seus filhos e filhas na Escola Municipal Moysés Kalil |
Autor(es): | Liliana Pinto dos Santos |
Primeiro Orientador: | Tânia Aretuza Ambrizi Gebara |
Resumo: | A presente pesquisa focaliza a relação família e escola que acontece na instituição municipal de Educação Infantil Moysés Kalil. Buscou-se descrever e analisar as expectativas das famílias pesquisadas em relação aos processos de ensino e aprendizagem de seus filhos e filhas. A investigação foi realizada por meio de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados, um questionário e as fichas de anamnese presentes na escola. Foram aplicados 20 questionários e realizadas entrevistas modelo anamnese com as 20 famílias da turma de 4\5 anos. Após as análises realizadas sobre as respostas das famílias, foi possível verificar o que os responsáveis esperam e almejam que seus filhos recebam uma educação de qualidade e que seu desenvolvimento seja pleno e integral. Também, que desejam participar em parceria com a Educação Infantil. A pesquisa teve como principais referenciais teóricos para a categoria de infância e Educação Infantil: Kramer (1989); Ariés (2006). Para os debates sobre a relação família e escola, consultou-se: Polônia e Dessen (2005); Nogueira (2006) e, para o processo de ensino e aprendizagem, Salles e Faria (2012) e Oliveira (2007). Os resultados demonstraram que a escola confirma algumas práticas desenvolvidas, tais como, elaboração de projetos e formas de diálogo com a comunidade escolar, mas, ao mesmo tempo, os resultados revelam que, ainda, é preciso fazer um trabalho de aproximação com as famílias para que possam, juntamente com a instituição, articular meios e recursos para que a aprendizagem dos seus filhos e filhas ocorra de forma prazerosa e eficaz. No que se refere ao plano de ação, foram elaboradas intervenções por meio da agenda, para que as famílias possam participar de maneira mais ativa no processo de parceria entre a família e escola. |
Assunto: | Educação -- Participação dos pais Educação de crianças Lar e escola |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33560 |
Data do documento: | 7-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc final 9.pdf | 2.68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.