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http://hdl.handle.net/1843/33560
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Tânia Aretuza Ambrizi Gebara | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8976489157503310 | pt_BR |
dc.creator | Liliana Pinto dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-05-29T15:13:21Z | - |
dc.date.available | 2020-05-29T15:13:21Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/33560 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa focaliza a relação família e escola que acontece na instituição municipal de Educação Infantil Moysés Kalil. Buscou-se descrever e analisar as expectativas das famílias pesquisadas em relação aos processos de ensino e aprendizagem de seus filhos e filhas. A investigação foi realizada por meio de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados, um questionário e as fichas de anamnese presentes na escola. Foram aplicados 20 questionários e realizadas entrevistas modelo anamnese com as 20 famílias da turma de 4\5 anos. Após as análises realizadas sobre as respostas das famílias, foi possível verificar o que os responsáveis esperam e almejam que seus filhos recebam uma educação de qualidade e que seu desenvolvimento seja pleno e integral. Também, que desejam participar em parceria com a Educação Infantil. A pesquisa teve como principais referenciais teóricos para a categoria de infância e Educação Infantil: Kramer (1989); Ariés (2006). Para os debates sobre a relação família e escola, consultou-se: Polônia e Dessen (2005); Nogueira (2006) e, para o processo de ensino e aprendizagem, Salles e Faria (2012) e Oliveira (2007). Os resultados demonstraram que a escola confirma algumas práticas desenvolvidas, tais como, elaboração de projetos e formas de diálogo com a comunidade escolar, mas, ao mesmo tempo, os resultados revelam que, ainda, é preciso fazer um trabalho de aproximação com as famílias para que possam, juntamente com a instituição, articular meios e recursos para que a aprendizagem dos seus filhos e filhas ocorra de forma prazerosa e eficaz. No que se refere ao plano de ação, foram elaboradas intervenções por meio da agenda, para que as famílias possam participar de maneira mais ativa no processo de parceria entre a família e escola. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Relação família e escola | pt_BR |
dc.subject.other | Educação -- Participação dos pais | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.other | Lar e escola | pt_BR |
dc.title | Relação família e escola: expectativas das famílias em relação aos processos de ensino e aprendizagem de seus filhos e filhas na Escola Municipal Moysés Kalil | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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