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dc.contributor.advisor1Hermes Carvalhopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7254461558501100pt_BR
dc.contributor.advisor-co1José Antônio Fonseca de Oliveira Correiapt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigo Barreto Caldaspt_BR
dc.contributor.referee2Pedro Aires Montenegropt_BR
dc.creatorCristiane Oliveira Vianapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0659542609323901pt_BR
dc.date.accessioned2020-06-04T21:12:29Z-
dc.date.available2020-06-04T21:12:29Z-
dc.date.issued2019-03-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33585-
dc.description.abstractFatigue is one of the predominant limit state in the design of steel and composite structures under cyclic loading, such as railway bridges, highway bridges and viaducts. Fatigue occurs, preferably, in regions with geometric changes and stress concentrations, such as welded joints. For the evaluation of fatigue resistance, the most common approach employed is based on the maximum variation of the nominal stress. However, this methodology has a limited number of geometric details, related in specific codes for the design of structures. Recent studies have presented other approaches, such as the “Hot Spot Stress” (geometric stress) approach, which fatigue life of welded connections can be estimated based on numerical analysis by finite element method, through obtaining the stresses at a reduced number of points. The present work aims to evaluate the fatigue process through the submodeling dynamic analysis in a critical detail for fatigue using the “Hot Spot Stress” methodology. It is proposed to analyze the fatigue life using the local model of welded connections from the “Alcácer do Sal” city railway structure, in Portugal, considering the recommendations from IIW (2008) and Eurocode 19931-9 (2005). The submodeling analysis proved to be an important and effective tool for the fatigue evaluation in welded joints.pt_BR
dc.description.resumoFadiga é um dos estados limites preponderantes no dimensionamento de estruturas de aço e mistas sujeitas a carregamentos cíclicos, tais como pontes ferroviárias, rodoviárias e viadutos. A fadiga ocorre, preferencialmente, em regiões com alterações geométricas e concentrações de tensão, como juntas soldadas. Para a avaliação da resistência à fadiga, a abordagem mais comum empregada é baseada na variação máxima da tensão nominal. Porém, esta metodologia possui um número limitado de detalhes geométricos, relacionados em normas específicas para o dimensionamento de estruturas, e pode apresentar caráter mais conservador. Estudos recentes apresentam outras abordagens, como a abordagem “Hot Spot Stress”, também chamada de tensão geométrica ou estrutural, na qual a vida em fadiga de conexões soldadas pode ser estimada com base em análises numéricas via método dos elementos finitos, através da obtenção das tensões em um reduzido número de pontos. O presente trabalho tem por objetivo avaliar o processo de fadiga através da análise dinâmica Global-Local em um detalhe crítico para fadiga a partir da metodologia “Hot Spot Stress”. Para tal, foi realizada a análise da vida em fadiga a partir do modelo local de conexões soldadas de um trecho da estrutura ferroviária da cidade Alcácer do Sal, em Portugal, tendo como base a análise dinâmica do modelo global do trecho, utilizando as recomendações presentes na IIW (2008) e na Eurocode 1993-1-9 (2005). A análise Global-Local se mostrou como uma ferramenta aplicável e efetiva para a avaliação de fadiga em juntas soldadas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ESTRUTURASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectFadigapt_BR
dc.subjectHot Spot Stresspt_BR
dc.subjectPontes ferroviáriaspt_BR
dc.subjectAnálise via método dos elementos finitospt_BR
dc.subjectIIWpt_BR
dc.subjectAnálise global-localpt_BR
dc.subjectConexões soldadaspt_BR
dc.subject.otherEngenharia de estruturaspt_BR
dc.subject.otherFadigapt_BR
dc.subject.otherPontes ferroviáriaspt_BR
dc.subject.otherMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.titleAvaliação global-local da vida em fadiga de uma junta soldada do vão de acesso da ponte de Alcácer do Salpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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