Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33598
Tipo: Tese
Título: Entre a lona e a parede urbana: a outra face da pintura paraense pela obra de Moacir Cardoso
Título(s) alternativo(s): Between the canvas and the urban wall: the other face of Pará painting by the work of Moacir Cardoso
Autor(es): Daniely Meireles do Rosário
Primeiro Orientador: Marcos César de Senna Hill
Primeiro membro da banca : Rosvita Kolb Bernardes
Segundo membro da banca: Eugênio Pacelli da Silva Horta
Terceiro membro da banca: Maria Elisa Martins Campos do Amaral
Quarto membro da banca: José Afonso Medeiros Souza
Quinto membro da banca: Sebastião Brandão Miguel
Resumo: Esta pesquisa surgiu de uma prática constante de observação das cidades paraenses e dos meios que o pintor autodidata utiliza como suporte, tendo como foco a parede externa. Da grande quantidade de registros fotográficos feitos entre os municípios situados nos caminhos de Belém a Bragança, através dos 223 quilômetros que compõem a atual Rota Turística do Estado do Pará, as afirmações e a abordagem teórica empregadas recaíram sobre a pintura mural externa, encomendada para fins decorativos, publicitários e artísticos, operando culturalmente como um dispositivo visual urbano que modifica o entendimento do suporte e direciona a compreensão da arte nos lugares onde encontram-se instauradas. Ao final, as análises focaram na trajetória e produção artística de Moacir Cardoso, pintor que há mais de duas décadas cria, pela pintura, modos de representação visual da cultura amazônica e bragantina, num misto de referenciais e símbolos que o fizeram um dos pintores mais férteis dos municípios do interior do Nordeste Paraense. O referencial teórico emprega autores que discutem a pintura urbana enquanto signo situado num contexto cultural amazônico, aliado a um teor escrito que sugere o encantamento pelo lugar e a contemplação das águas, do cotidiano e das matas.
Abstract: This research arose from a constant practice of observing the cities of Pará and the means that the self-taught painter uses as a support, focusing on the outer wall. From the large amount of photographic records made between the municipalities located on the Belém to Bragança roads, through the 223 kilometers that make up the current Pará State Tourist Route, the statements and the theoretical approach employed fell on the external mural commissioned for decorative, advertising and artistic, operating culturally as an urban visual device that modifies the understanding of the medium and directs the understanding of art in the places where they are established. In the end, the analyzes focused on the trajectory and artistic production of Moacir Cardoso, a painter who for more than two decades created, through painting, visual representation modes of amazonian and bragantine culture, in a mix of references and symbols that made him one of the painters most fertile of the municipalities of the interior of northeastem of Pará. The theoretical framework employs authors who discuss urban painting as a sign situated in an amazonian cultural context, allied with a written content that suggests the enchantment for the place and the contemplation of the waters, daily life and forests.
Assunto: Cardoso, Moacir
Arte urbana
Pintura e decoração mural - Pará
Pintores brasileiros
Pará - Cultura popular
Teses EBA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33598
Data do documento: 2-Out-2019
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