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http://hdl.handle.net/1843/33602
Tipo: | Tese |
Título: | A Interiorização da educação superior pública e sua relação com o contexto local: o caso da Universidade do Estado do Amazonas |
Autor(es): | Juvenal Pinheiro da Costa Filho |
primer Tutor: | Luiz Alex Silva Saraiva |
primer miembro del tribunal : | Cristiana Trindade Ituassu |
Segundo miembro del tribunal: | Alex Fernandes Magalhães |
Tercer miembro del tribunal: | Adriana da Silva Vinholi Rampazo |
Cuarto miembro del tribunal: | Alessandro Gomes Enoque |
Resumen: | A interiorização do ensino superior tem como princípio norteador levar educação de qualidade e desenvolvimento a municípios com altos índices de pobreza e desigualdade para que estas localidades possam ascender em termos socioeconômicos por meio da democratização do ensino, uma vez que o acesso ao ensino superior figura-se como ponto principal para fomentar mão de obra e garantir a especialização dos arranjos produtivos locais (APL’s). O interior do estado do Amazonas esteve, ao longo de todo o seu processo de formação econômica, em situação desigual em relação à capital, onde todo o aparato econômico e social está concentrado. Neste sentido, voltar o olhar para a educação e mais precisamente para o processo de interiorização do ensino superior como força atuante na mitigação das disparidades regionais evidencia-se como fator essencial para compreensão do papel social da universidade pública. Logo, esta pesquisa tem como principal objetivo analisar o processo de interiorização da educação superior pública promovido pela maior universidade multicampi do país, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), salientando a relação desta com o contexto local, bem como, o aspecto social, inclusivo e socioeconômico que o compõe. Para obter dados que permitissem a compreensão destes aspectos, foram realizadas entrevistas. Depois de transcritas e codificadas, agregaram-se ideias semelhantes em um mesmo tema, de acordo com os objetivos propostos, sendo os temas desmembrados em subcategorias e ideias-chave que expressam o conteúdo de cada tópico. A análise de cada entrevista permitiu a compreensão de como se deu o processo de interiorização da UEA e o seu impacto nas esferas sociais e econômicas. Por meio da tecnologia e da gestão inovadora, a universidade vem desempenhando um papel essencial em termos de mitigação das desigualdades intermunicipais, respeitando as cadeias produtivas e os aspectos econômicos, culturais e sociais de cada localidade. Nesse sentido, a universidade tornou-se um agente transformador da realidade local, fomentando mão de obra e massa questionadora, democratizando o conhecimento e promovendo a inclusão de povos tradicionais da Amazônia por meio do poder transformador da educação. |
Asunto: | Ensino superior Brasil Ensino superior e Estado Educação Aspectos econômicos |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Administração |
Tipo de acceso: | Acesso Restrito |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33602 |
Fecha del documento: | 27-nov-2019 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado |
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