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dc.contributor.advisor1Luiz Alex Silva Saraivapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8812184151373749pt_BR
dc.contributor.referee1Cristiana Trindade Ituassupt_BR
dc.contributor.referee2Alex Fernandes Magalhãespt_BR
dc.contributor.referee3Adriana da Silva Vinholi Rampazopt_BR
dc.contributor.referee4Alessandro Gomes Enoquept_BR
dc.creatorJuvenal Pinheiro da Costa Filhopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4144088485894797pt_BR
dc.date.accessioned2020-06-08T12:51:37Z-
dc.date.available2021-01-21T11:11:04Z-
dc.date.issued2019-11-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33602-
dc.description.resumoA interiorização do ensino superior tem como princípio norteador levar educação de qualidade e desenvolvimento a municípios com altos índices de pobreza e desigualdade para que estas localidades possam ascender em termos socioeconômicos por meio da democratização do ensino, uma vez que o acesso ao ensino superior figura-se como ponto principal para fomentar mão de obra e garantir a especialização dos arranjos produtivos locais (APL’s). O interior do estado do Amazonas esteve, ao longo de todo o seu processo de formação econômica, em situação desigual em relação à capital, onde todo o aparato econômico e social está concentrado. Neste sentido, voltar o olhar para a educação e mais precisamente para o processo de interiorização do ensino superior como força atuante na mitigação das disparidades regionais evidencia-se como fator essencial para compreensão do papel social da universidade pública. Logo, esta pesquisa tem como principal objetivo analisar o processo de interiorização da educação superior pública promovido pela maior universidade multicampi do país, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), salientando a relação desta com o contexto local, bem como, o aspecto social, inclusivo e socioeconômico que o compõe. Para obter dados que permitissem a compreensão destes aspectos, foram realizadas entrevistas. Depois de transcritas e codificadas, agregaram-se ideias semelhantes em um mesmo tema, de acordo com os objetivos propostos, sendo os temas desmembrados em subcategorias e ideias-chave que expressam o conteúdo de cada tópico. A análise de cada entrevista permitiu a compreensão de como se deu o processo de interiorização da UEA e o seu impacto nas esferas sociais e econômicas. Por meio da tecnologia e da gestão inovadora, a universidade vem desempenhando um papel essencial em termos de mitigação das desigualdades intermunicipais, respeitando as cadeias produtivas e os aspectos econômicos, culturais e sociais de cada localidade. Nesse sentido, a universidade tornou-se um agente transformador da realidade local, fomentando mão de obra e massa questionadora, democratizando o conhecimento e promovendo a inclusão de povos tradicionais da Amazônia por meio do poder transformador da educação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectProcesso de interiorização da educação superiorpt_BR
dc.subjectAspectos sociais e econômicos da educação superiorpt_BR
dc.subject.otherEnsino superiorpt_BR
dc.subject.otherBrasilpt_BR
dc.subject.otherEnsino superior e Estadopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherAspectos econômicospt_BR
dc.titleA Interiorização da educação superior pública e sua relação com o contexto local: o caso da Universidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.typeTesept_BR
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