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http://hdl.handle.net/1843/33602
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Luiz Alex Silva Saraiva | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8812184151373749 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cristiana Trindade Ituassu | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Alex Fernandes Magalhães | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Adriana da Silva Vinholi Rampazo | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Alessandro Gomes Enoque | pt_BR |
dc.creator | Juvenal Pinheiro da Costa Filho | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4144088485894797 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-06-08T12:51:37Z | - |
dc.date.available | 2021-01-21T11:11:04Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-27 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/33602 | - |
dc.description.resumo | A interiorização do ensino superior tem como princípio norteador levar educação de qualidade e desenvolvimento a municípios com altos índices de pobreza e desigualdade para que estas localidades possam ascender em termos socioeconômicos por meio da democratização do ensino, uma vez que o acesso ao ensino superior figura-se como ponto principal para fomentar mão de obra e garantir a especialização dos arranjos produtivos locais (APL’s). O interior do estado do Amazonas esteve, ao longo de todo o seu processo de formação econômica, em situação desigual em relação à capital, onde todo o aparato econômico e social está concentrado. Neste sentido, voltar o olhar para a educação e mais precisamente para o processo de interiorização do ensino superior como força atuante na mitigação das disparidades regionais evidencia-se como fator essencial para compreensão do papel social da universidade pública. Logo, esta pesquisa tem como principal objetivo analisar o processo de interiorização da educação superior pública promovido pela maior universidade multicampi do país, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), salientando a relação desta com o contexto local, bem como, o aspecto social, inclusivo e socioeconômico que o compõe. Para obter dados que permitissem a compreensão destes aspectos, foram realizadas entrevistas. Depois de transcritas e codificadas, agregaram-se ideias semelhantes em um mesmo tema, de acordo com os objetivos propostos, sendo os temas desmembrados em subcategorias e ideias-chave que expressam o conteúdo de cada tópico. A análise de cada entrevista permitiu a compreensão de como se deu o processo de interiorização da UEA e o seu impacto nas esferas sociais e econômicas. Por meio da tecnologia e da gestão inovadora, a universidade vem desempenhando um papel essencial em termos de mitigação das desigualdades intermunicipais, respeitando as cadeias produtivas e os aspectos econômicos, culturais e sociais de cada localidade. Nesse sentido, a universidade tornou-se um agente transformador da realidade local, fomentando mão de obra e massa questionadora, democratizando o conhecimento e promovendo a inclusão de povos tradicionais da Amazônia por meio do poder transformador da educação. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Educação superior | pt_BR |
dc.subject | Processo de interiorização da educação superior | pt_BR |
dc.subject | Aspectos sociais e econômicos da educação superior | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject.other | Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino superior e Estado | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Aspectos econômicos | pt_BR |
dc.title | A Interiorização da educação superior pública e sua relação com o contexto local: o caso da Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
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