Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33610
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Nilma Soares da Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9178979858378681pt_BR
dc.contributor.referee1Penha das Dores Souza Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Marcele Souza Oliveirapt_BR
dc.creatorRafael Parreira Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1254213944973361pt_BR
dc.date.accessioned2020-06-10T12:53:40Z-
dc.date.available2020-06-10T12:53:40Z-
dc.date.issued2018-12-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33610-
dc.description.abstractThis work presents the elaboration of an educational product that approaches strategies of orientation and evaluation of science fairs. We reflect on the ways of conducting a science fair that consider the production of the student during the research and that are not only linked to the presentation of results or even to the implementation of the "steps" of the scientific method. We present a model of organization of science fairs such as school projects, produced in partnership with PIBID-Physics-FaE, proposing the use of guidance strategies such as logbook, research question, project summary, final report and evaluation participatory approach. We conducted a research with high school students of a state public school with the objective of reflecting on their expectations regarding the project of the science fair, in addition to researching which orientation strategies are most used by them and their teachers throughout a science fair. For this research we elaborated a questionnaire submitted to the students and analyzed the results by digital means. A previous version of the product was presented to experienced teachers and researchers for analysis to gather criticisms and suggestions that would enhance the product. In the development, we seek to adapt its format and design, making it more attractive to its target audience - teachers of basic education. With the pertinent theoretical references, the model of organization of science fairs elaborated, the research carried out, the critical analysis of teachers and researchers and the graphic design of the text, we arrived at a final version of the educational product, entitled "School science fairs: Teacher support material ". In the future, we hope to have the opportunity to effectively use the educational product in a school context and distribute it to the interested teachers, as well as to include the product as support material in continuing teacher training courses.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a pesquisa e a elaboração de um produto educacional que aborda estratégias de organização, orientação e avaliação de feiras de ciências escolares a partir de referenciais teóricos da área, de pesquisa de campo e das experiências do professorpesquisador. Refletimos sobre os modos de condução de uma feira de ciências que considerem a produção do aluno ao longo da pesquisa e que não fiquem apenas atrelados à apresentação de resultados ou mesmo à execução dos “passos” do método científico. Apresentamos um modelo de organização das feiras de ciências como projetos escolares, produzido em parceria com o PIBID-Física-FaE, propondo a utilização de estratégias de orientação como o diário de bordo, pergunta geradora da pesquisa, resumo do projeto, relatório final e avaliação participativa. Realizamos uma pesquisa com estudantes do Ensino Médio de uma escola pública estadual com o objetivo de refletir sobre as suas expectativas em relação ao projeto da feira de ciências, além de pesquisar quais estratégias de orientação são mais utilizadas por eles e por seus professores ao longo de uma feira de ciências. Para essa pesquisa elaboramos um questionário submetido aos estudantes e analisamos os resultados por meio digital. Uma versão prévia do produto foi apresentada a professores e pesquisadores para análise de modo a coletar críticas e sugestões que aprimorassem o material. No seu desenvolvimento, procuramos adequar o formato e design, tornando-o mais atrativo ao seu público-alvo – professores da educação básica. Em posse dos referenciais teóricos pertinentes, do modelo de organização de feiras de ciências elaborado, da pesquisa realizada, da análise crítica de professores e pesquisadores e do design gráfico do texto chegamos a uma versão final do produto educacional, com o título “Feiras de ciências escolares: Material de apoio ao professor”. Esperamos utilizar o produto educacional em contexto escolar e distribuí-lo aos professores interessados, além de incluir o produto como material de apoio em cursos de formação continuada de professores.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectFeiras de ciências escolarespt_BR
dc.subjectEstratégias de organizaçãopt_BR
dc.subjectOrientação e avaliaçãopt_BR
dc.subjectProjetos escolarespt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCiências - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subject.otherCiências - Estudo e ensino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subject.otherCiências - Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherFeiras de Ciências - Organizaçãopt_BR
dc.subject.otherFísica - Estudo e ensino - Ensino médiopt_BR
dc.subject.otherTrabalhos escolares - Organizaçãopt_BR
dc.subject.otherTrabalhos escolares - Avaliaçãopt_BR
dc.titleMaterial de referência para organização, orientação e avaliação de feiras de ciências escolarespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_FINAL_Rafael_Parreira_Silva_07-03.pdf3.14 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons