Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33614
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Helcira Maria Rodrigues de Limapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2109410145220432pt_BR
dc.contributor.referee1Raquel Lima de Abreu-Aokipt_BR
dc.contributor.referee2Erica Renata de Souzapt_BR
dc.contributor.referee3Carla Barbosa Moreirapt_BR
dc.contributor.referee4Mariana Jafet Cestaript_BR
dc.creatorBárbara Amaral da Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2889061686518053pt_BR
dc.date.accessioned2020-06-15T17:17:44Z-
dc.date.available2020-06-15T17:17:44Z-
dc.date.issued2020-03-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33614-
dc.description.resumoA dominação patriarcal e a consequente desvalorização feminina impulsionaram, desde sempre, mulheres e homens a tentarem diminuir a desigualdade de gêneros. Figura importante na luta pela melhoria da vida das mulheres brasileiras foi Nísia Floresta, que, nas primeiras décadas do século XIX, já lutava pelo direito das meninas de uma educação que não fosse baseada apenas em prendas domésticas. Nesse sentido, pode-se dizer que a autora potiguar foi uma das precursoras do movimento feminista brasileiro. Neste trabalho, pretendemos analisar como se deu a defesa das mulheres a partir de um viés educacional, o que será feito por uma análise discursivo-argumentativa de quatro textos escritos por Floresta que abordam a educação feminina brasileira, sendo eles Conselhos à minha filha (1845), Discurso que às suas educandas dirigiu Nísia Floresta Brasileira Augusta (1847) Fany ou o Modelo das Donzelas (1847) e Opúsculo Humanitário (1853). A escolha desse corpus se deu por abordar a educação feminina brasilleira, sendo ela entendida, tanto por nós quanto por Nísia, de forma ampla, isto é, abrangendo tanto a educação moral quanto a institucional. Com a pesquisa pretendemos responder a duas questões principais: Como a construção argumentativa das obras agiria no sentido de defender a educação das mulheres? Será que autora, de fato, contribuiria para a valorização feminina ou, em alguma medida, ela ainda manteria e reproduziria doxai inferiorizantes do feminino? Para tanto, contaremos com a Análise Argumentativa do Discurso, de Ruth Amossy, por abordar a linguagem situada, a fala conjugada a lugares sociais e quadros institucionais, e, em alguma medida, sujeita a coerções, e ainda permitir contribuições teóricas de outros campos (retórica, lógica e pragmática). Além disso, traremos à tona a Teoria da Problematologia e a negociação de distâncias, de Michel Meyer, o que nos ajudará a pensar se, em nosso corpus, Floresta teria caminhado mais em direção à diminuição ou ao aumento das distâncias (diferenças) em relação aos auditórios. Na primeira parte da pesquisa, realizaremos a contextualização do corpus. Posteriormente, apresentaremos o aporte teórico, destacando o papel primordial da doxa para a construção argumentativa. Por fim, sucederá a análise. Para além da importância cultural de resgate da memória de Nísia Floresta e de construção da história das mulheres brasileiras e do feminismo brasileiro, nossa pesquisa ainda se diferencia das abordagens já depreendidas em outras áreas, devido ao seu alcance linguístico-discursivo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectRetóricapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectNísia Florestapt_BR
dc.subject.otherAnálise do discursopt_BR
dc.subject.otherFloresta, Nísia, 1810-1885pt_BR
dc.subject.otherMulheres – Educaçãopt_BR
dc.subject.otherRetóricapt_BR
dc.titleNegociando distâncias em defesa da educação para as brasileiras em Nísia Florestapt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bárbara Amaral da Silva versão final com folha de aprovação.pdfBárbara Amaral da Silva versão final com folha de aprovação.pdf4.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.