Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33615
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ulrike Agathe Schröderpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0894459276304182pt_BR
dc.contributor.referee1Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee2Maíra Avelar Mirandapt_BR
dc.contributor.referee3Maria Helena Voorsluys Battagliapt_BR
dc.contributor.referee4Aparacida de Araújo Oliveirapt_BR
dc.creatorAdriana Fernandes Barbosapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3065127356052281pt_BR
dc.date.accessioned2020-06-15T17:56:53Z-
dc.date.available2020-06-15T17:56:53Z-
dc.date.issued2020-02-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33615-
dc.description.abstractCognitive Linguistics’ concepts such as conceptual metaphor and image schemes have been successfully implemented by scholars who study L2 Teaching and Learning. Regarding the studies on semantics, several researches have already explained how the separability of some German verbal prefixes can be understood from a cognitive perspective (WUNDERLICH, 1993; OLSEN, 1996; BELLAVIA, 1996, 2007, 2015; DEWELL, 1996, 2011, 2015). Moreover, Danesi (1995, 2015, 2017) emphasizes in his Conceptual Fluency Theory the imp ortance of ensuring foreign language learners the access to the L2 conceptual system, for the knowledge about these sociocultural conceptualizations should be part of the skills of a proficient speaker. Based on those premises, this study intends to show whether L2 as well as L1 conceptualizations emerge during discussions about the possible meanings of some separable and inseparable verbs in German. To do so, we filmed six lessons of German as a Foreign Language and analyzed the interactions between teachers and students, focusing especially on gestures. The lessons were transcribed using the GAT 2 system (SELTING et al, 2011), as well as the LASG system (BRESSEN; LADEWIG; MÜLLER, 2013). The results suggest that these conceptualizations not only emerge but are also co-constructed among the participants during the interaction. The gestures performed by the participants were used mainly as an activation indicator of metaphoricity (MÜLLER, 2008;), as well as an important pedagogical resource used by the teachers when explaining the concrete and metaphorical meanings of those verbs.pt_BR
dc.description.resumoA Linguística Cognitiva e seus conceitos de metáfora conceitual e esquemas imagéticos há muito já vem sendo implementados por pesquisadores na área de ensino e aprendizado de língua estrangeira. No que se refere aos estudos sobre a semântica dos verbos em alemão, várias pesquisas nas últimas décadas já vêm explicando como a separabilidade de alguns prefixos verbais podem ser entendidas a partir de uma perspectiva cognitiva (WUNDERLICH, 1993; OLSEN, 1996; BELLAVIA, 1996, 2007, 2015; DEWELL, 1996, 2011). Além disso, Danesi (1995, 2015, 2017) enfatiza em sua Teoria da Fluência Conceitual a importância de se garantir aos aprendizes de línguas estrangeiras o acesso sistemático e sequencial ao sistema conceitual da L2, pois o conhecimento sobre essas conceitualizações socioculturais também devem fazer parte das competências de um falante proficiente. Com base nas pesquisas acima, nosso estudo se propõe a mostrar se, e como, as conceitualizações da L2, bem como as da L1, são evidenciadas durante as discussões sobre os significados de alguns verbos separáveis e inseparáveis. Para isso filmamos seis aulas de Alemão como Língua Estrangeira e analisamos as interações entre professores e alunos, focando especialmente nos gestos. As aulas foram transcritas usando as convenções GAT 2 (SELTING et al, 2011) e os gestos foram anotados e analisados com base no sistema LASG (BRESSEN; LADEWIG; MÜLLER, 2013). As análises da relação gesto-fala sugerem que essas conceitualizações não só emergem, mas também são construídas conjuntamente entre os participantes da interação. Os gestos realizados pelos participantes foram usados principalmente como um indicador de ativação da metaforicidade dos verbos (MÜLLER, 2008), além de configurarem como um importante recurso pedagógico usado pelos professores para a explicação dos significados concretos e metafóricos dos verbos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectLinguística Cognitivapt_BR
dc.subjectAnálise de Gestospt_BR
dc.subjectComunicação Multimodalpt_BR
dc.subjectCompetência Metafóricapt_BR
dc.subjectFluência Conceptualpt_BR
dc.subjectVerbos Separáveis e Inseparáveispt_BR
dc.subjectAlemão como Língua Estrangeirapt_BR
dc.subject.otherLíngua alemã – Estudo e ensino – Falantes estrangeirospt_BR
dc.subject.otherLíngua alemã – Verbospt_BR
dc.subject.otherAquisição da segunda linguagempt_BR
dc.subject.otherCogniçãopt_BR
dc.subject.otherMetáforapt_BR
dc.titleCognição em (inter)ação: uma análise multimodal do ensino de verbos separáveis e inseparáveis em aulas de Alemão como Língua Estrangeirapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9924-5088pt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_Adriana_Fernandes_Barbosa.pdfTese de Adriana Fernandes Barbosa5.02 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons