Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33640
Type: Tese
Title: Modalização e estratégias de produção de efeitos de verdade em artigos acadêmicos da área da linguística
Authors: Karina Nogueira Druve Novais
First Advisor: Wander Emediato de Souza
First Referee: Helcira Maria Rodrigues de Lima
Second Referee: Ida Lucia Machado
Third Referee: Antônio Augusto Braico Andrade
metadata.dc.contributor.referee4: Rubens Damasceno Morais
Abstract: Partindo do pressuposto de que o conhecimento científico, apesar de verificável, é falível, podemos encarar os resultados e as conclusões apontados pelas práticas científicas apenas como potenciais verdades provisórias. No entanto, mesmo não sendo portadores de verdades definitivas, os textos científicos frequentemente são utilizados como validadores em outros textos. É em função dessa particularidade que surge o interesse de nossa pesquisa: analisar como um discurso utilizado como garantia por outros discursos organiza-se de modo a produzir credibilidade e evidência, de modo a ser reconhecido como uma fonte de verdade. Para essa análise, selecionamos um corpus de dez artigos científicos: sete da “Revista de Estudos da Linguagem” e três da “Revista Brasileira de Linguística Aplicada”, ambas de Belo Horizonte. Ao examinarmos os artigos, não buscamos verificar se as informações apresentadas eram verdadeiras ou falsas, nem se os passos lógicos da ciência foram bem seguidos, mas buscamos analisar quais estratégias discursivas foram utilizadas para criar um efeito de verdade. Ademais, procuramos verificar se há uma regularidade dessas estratégias discursivas nos artigos analisados da área de Linguística. Para tanto, sob o viés da Análise do Discurso – em especial, da Teoria Semiolinguística – e dos estudos da Argumentação, analisamos os artigos selecionados destacando, principalmente, aspectos relacionados às estratégias enunciativas (a apresentação do enunciador; a gestão do dialogismo e a modalização) e às estratégias argumentativas (os argumentos baseados na estrutura do real: argumento de autoridade, argumento pelo vínculo-causal; as ligações que fundamentam a estrutura do real: argumento pelo exemplo ou pela ilustração e os elementos típicos dos textos científicos: a escrita científica e a utilização de gráficos, quadros e tabelas). A partir dessa análise, foi possível evidenciarmos um padrão na escrita dos artigos analisados. Embora todos os textos analisados sejam da área de Linguística, os resultados devem ser entendidos apenas como padrões e tendências de escrita acadêmico-científica da área, não como específicos ou típicos dela. Mesmo obedecendo a vários preceitos científicos gerais, próprios do discurso científico, algumas particularidades podem não ser tão percebíveis em outras áreas do conhecimento: a investida do sujeito pesquisador; a recorrência de períodos longos e complexos; a presença de modalizações avaliativas e epistêmicas de crença. Resultado esse que nos faz acreditar na influência das comunidades científicas no fazer científico.
Abstract: Based on the assumption that scientific knowledge, although verifiable, is fallible, we can view the results and conclusions evidenced by scientific practices only as potential provisional truths. However, even though they are not carriers of definitive truths, scientific texts are often used as validators in other texts. It is due to this particularity that the interest of our research arises: to analyze how a discourse used as a guarantee by other discourses is organized in order to produce credibility and evidence, in order to be recognized as a source of truth. For this analysis, we selected a corpus of ten scientific articles: seven from “Revista de Estudos da Linguagem” and three from “Revista Brasileira de Linguística Aplicada”, both from Belo Horizonte. When examining the articles, we did not seek to verify whether the information presented was true or false, nor whether the logical steps of science were well followed, but we sought to analyze which discursive strategies were used to create a real effect. In addition, we seek to verify whether there is a regularity of these discursive strategies in the analyzed articles in the area of Linguistics. Therefore, under the Discourse Analysis bias - in particular, the Semiolinguistic Theory - and the Argumentation studies, we analyzed the selected articles, mainly highlighting aspects related to the enunciative strategies (the presentation of the enunciator; the management of dialogism and modalization) and argumentative strategies (arguments based on the structure of the real: argument from authority, argument by the causal link; the links that underlie the structure of the real: argument by example or illustration and the typical elements of scientific texts: scientific writing and the use of graphs, charts, and tables). From this analysis, it was possible to evidence a pattern in the writing of the analyzed articles. Although all texts analyzed are in the area of Linguistics, the results should be understood only as patterns and trends in academic-scientific writing in the area, not as specific or typical of it. Even obeying several general scientific precepts, typical of scientific discourse, some particularities may not be so noticeable in other areas of knowledge: the discursive presence of the researcher; the recurrence of long and complex periods; the presence of evaluative and epistemic modalities of belief. Such results enable us to acknowledge the influence of scientific communities in scientific practice.
Subject: Revista de Estudos da Linguagem (Revista)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada (Revista)
Análise do discurso
Discurso científico
Comunicação na ciência
Verdade
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33640
Issue Date: 5-Mar-2020
Appears in Collections:Teses de Doutorado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.