Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33641
Type: Monografia (especialização)
Title: O ensino de arte na educação infantil: crianças de 3 a 4 anos
Authors: Caroline Santos Lima
First Advisor: Camila Moreira Rodrigues Cruz
First Referee: Rodrigo Borges Coelho
Abstract: Desde o nascimento, a criança passa por diversas mudanças físicas que influenciarão em seu desenvolvimento intelectual. O aprendizado se inicia já nos primeiros momentos de vida e é a partir do contato com as pessoas do seu meio social que ela aprenderá sobre si e o ambiente que a rodeia. A criança mesmo antes da alfabetização já responde aos estímulos artísticos, oportunos para seu desenvolvimento. O acolhimento da família e dos educadores no processo de adaptação é fundamental, o que exige da escola sensibilidade. Uma das atividades mais utilizadas na adaptação é o desenho, pois está relacionado ao processo emocional, psíquico, caracterizando seus desejos e impulsos, pois quando produzido, tem origem na memória emocional do indivíduo. Cabe ao educador e a escola se sensibilizarem com a situação que a criança está vivenciando; o que torna relevante uma formação profissional focada na empatia. A conscientização dos educadores brasileiros para a importância de se inscreverem em cursos de educação continuada poderá contribuir para uma educação de qualidade no Brasil. O estudo da Arte amplia a perspectiva em relação a sociedade e contribui positivamente para o desenvolvimento psicomotor.
Abstract: Since birth, the child goes through several physical changes that will influence his intellectual development. Learning starts in the first moments of life and it is through contact with people in her social environment that she will learn about herself and the environment that surrounds her. Even before literacy, children respond to artistic stimuli, which are opportune for their development. The acceptance of family and educators in the adaptation process is essential, which requires sensitivity from the school. One of the most used activities in the adaptation is the drawing, because it is related to the emotional, psychic process, characterizing their desires and impulses, because when produced, it originates in the individual's emotional memory. It is up to the educator and the school to be sensitive to the situation that the child is experiencing; which makes professional training focused on empathy relevant. The awareness of Brazilian educators about the importance of enrolling in continuing education courses may contribute to quality education in Brazil. The study of Art broadens the perspective in relation to society and contributes positively to psychomotor development.
Subject: Arte - Estudo e ensino
Educação de crianças
Arte e educação
Professores - Formação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33641
Issue Date: 29-Feb-2020
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIAFINAL_CAROLINELIMA (1).pdf236.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.