Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33757
Type: Dissertação
Title: (Des)construindo identidades: narrativas de professoras negras de língua inglesa
Authors: Layenne Humberto de Oliveira
First Advisor: Míriam Lúcia dos Santos Jorge
First Referee: Shirlene Benfica de Oliveira
Second Referee: Kassandra da Silva Muniz
Abstract: A presente pesquisa investigou as identidades raciais e as identidades profissionais de professoras negras de língua inglesa, com ênfase na identidade negra e na identidade docente. O objetivo foi compreender possíveis interfaces entre as duas identidades sociais por meio de narrativas que explorassem os processos de construção das identidades enfatizadas. A metodologia, de cunho qualitativo, empregou o estudo de caso, e as narrativas foram construídas por meio de entrevistas semiestruturadas, questionários e surveys (levantamento de campo). Os resultados das análises indicaram que as identidades profissionais e raciais das professoras entrevistadas são construídas de maneira complexa e dinâmica ao longo da carreira docente e de suas vivências enquanto mulheres negras. Os resultados também evidenciaram que não é possível analisar as duas identidades separadamente, pois as identidades docentes são constantemente atravessadas pelos efeitos da racialização da língua inglesa. A relação latente entre brancura e ensino de língua inglesa influencia a percepção dos alunos quanto à legitimidade da posição ocupada pelas professoras participantes, interferindo na prática docente e na maneira como as professoras negociam suas identidades.
Abstract: The present study investigated racial and professional identities of black female English teachers, emphazising black identity and language teacher identity. Its purpose was to understand possible conncetions between the two social identities by using narratives aimed at exploring the processes involved in the construction of those identities. The qualitative methodology involved a case study and the narratives were built based on semi-structured interviews, questionnaires and surveys. Results indicated that the teachers build their professional and racial identities in a complex and dynamic process throughout their tecahing careers and personal experiences as black women. Results also show that racial and professional identities are deeply intertwined, since teacher identity is constantly affected by the perspective of English as racialized language. The relation between whitness and English language teaching influences induces students to question the legitimacy of the women’s position as teachers, interfering in their classroom practice and in the way their identities are negotiated.
Subject: Língua inglesa – Estudo e ensino
Mulheres – Identidade
Professoras
Raça negra – Condições sociais
Ambiente de sala de aula
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33757
Issue Date: 16-Mar-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação final REV2-merged_organized.pdf3.26 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons