Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33834
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marcelo La Carretta Enrique Lopes da Cunha Pereirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7213018736318093pt_BR
dc.contributor.referee1Márcio Mota Pereirapt_BR
dc.creatorDenise Betônico Neivapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-20T20:03:20Z-
dc.date.available2020-07-20T20:03:20Z-
dc.date.issued2020-03-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33834-
dc.description.abstractIn this monograph, I first present some of the audio-visual works that are being conducted in the country, among them the Invent with Difference Project: Cinema and Human Rights. This project has been proposed to me by the Mutum Group/UFMG, as a possibility of working with movies production and Human Rights in a Public school from Contagem, Minas Gerais, Brazil, between the years of 2016 and 2017. In face of this work proposal and the insertion of the Schools in the Law Nº13006/14, I have decided to work with students from 13 to 14 years old, once that I’ve observed during the Art classes that, mainly in this age group, the students do not recognize themselves as subjects capable of creative possibilities. Because this work was performed between 2016 and 2017, this is a Post Mortem analysis. The methodology used is furthermore described in the third chapter of this monograph utilized with the students from this school. Finally, I conclude with the ascertaining that the work with audio-visual technology, with the theme of Human Rights attached to the Art and History of Art class, have contributed to the awakening and hold of the creative possibilities of the students themselves.pt_BR
dc.description.resumoNesta monografia, apresento, primeiramente, alguns trabalhos com o audiovisual que acontecem em nosso país, dentre eles, o Projeto Inventar com a Diferença: Cinema e Direitos Humanos. Este projeto, me foi proposto pelo Grupo Mutum/UFMG, como possibilidade de trabalhar com a produção fílmica e a temática dos Direitos humanos em uma Escola Pública da Rede de Ensino de Contagem, Mina Gerais, Brasil, entre os anos de 2016 e 2017. Diante desta proposta de trabalho e também da inserção nas Escolas da Lei Nº 13.006/14, escolhi trabalhar com estudantes de 13 e 14 anos, pelo fato de ter previamente observado nas aulas de Arte, que nesta faixa etária, principalmente, alguns estudantes não se reconhecem como sujeitos com possibilidades criativas, negando-se a produzir artisticamente. Como este trabalho já havia acontecido nos anos de 2016 e 2017, a metodologia desta monografia foi o Post Mortem, portanto, no terceiro capítulo desta monografia, eu relato a metodologia utilizada no trabalho com os estudantes desta Escola e concluo, com a constatação de que o trabalho com a produção do audiovisual, com a temática dos direitos humanos, a partir do Projeto Inventar, paulatinamente à disciplina de Arte e o conteúdo de História da Arte, contribuiu para o despertar e a apropriação pelos estudantes de suas potencialidades criativas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subjectProcessos criativospt_BR
dc.subject.otherArte – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherCinema na educaçãopt_BR
dc.subject.otherCriatividadept_BR
dc.titleO audiovisual na escola pública: contribuições para o processo criativo dos estudantes de 13 e 14 anospt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Aprovado - Denise Betônico Neiva.pdf891.82 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons